O que trabalhar com crianças da turma de Creche 1
2 a 3 anos
OBJETIVO:
ATIVIDADES:
• Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
• Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
• Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
•
Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se
alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a
fruta.
• Estimulação do próprio corpo,m
identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e
brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•
Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz
de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos
olhos).
• Exercícios de encaixe, sempre
incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve
ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•
Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança
deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•
Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e
estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não
permitindo que ela só se manifeste por gestos.
• Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades
possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a
conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber
escutar.
• Apresentação das cores.
• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Contos de histórias curtas.
• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante
energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as
atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte
do professor.
• Imposição de limites e boas
maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si
mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
• Traçados simples: Coordenação Motora.
• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mantê-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
O que trabalhar com crianças do Berçário
OBJETIVO:
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.
Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mantê-la ocupada
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
ATIVIDADES:
· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto
. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
· Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
· Incentivo a fala.
· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
"Brincadeira é coisa séria".
Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Crianças precisam de uma educação digna, não digo só na parte que incluem materiais e estrutura física, mas sim professores preparados, preocupados e interessados em mudar o cenário pedagógico do país.
Estudar sempre, evitar o senso comum, se atualizar, nada mais do que uma obrigação para todos que trabalham com a educação do outro.
Vamos nos preocupar com as crianças, com seu universo, sua individualidade, suas limitações, desejos e anseios.
A incompetência de um professor pouco interessado gera aulas mal dadas, e alunos acomodados e insatisfeitos.
Mudar é preciso, estudar é necessário.
Vamos nos lembrar sempre:
"Brincadeira é coisa séria".
Reflitam!!!!
As crianças de 2 a 3 anos
Nessa fase, a criança está cheia de energia e entusiasmo.
Aprende
por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação
sem fim. Quanto mais a criança é estimulada a falar,movimentar-se e
descobrir, maior será o desenvolvimento do seu cérebro e da coordenação
fina dos seus movimentos.
Essas
realizações ajudam a criança a se comportar com mais competência e
confiança. A criança, nessa fase, já pode engatinhar e andar e se
desloca pela casa. Abaixa-se, sem cair, para pegar objetos no chão.
Começa a identificar as partes do corpo
e aprende a falar o nome delas.
Ainda se comunica por gestos, abana a cabeça para dizer não, dá adeus, bate palminhas, fala pequenas frases, como "mamá qué bola", "papá qué água".
e aprende a falar o nome delas.
Ainda se comunica por gestos, abana a cabeça para dizer não, dá adeus, bate palminhas, fala pequenas frases, como "mamá qué bola", "papá qué água".
Atenção:
• A família deve estar perto da criança para que ela se sinta protegida ao aprender a andar;
•
A criança aprende a falar com as pessoas que falam com ela, repete o
que ouve e, por isso, devemos falar corretamente as palavras;
• A criança já entende o que falam com ela, mas nem sempre obedece. Ela atende quando se interessa por fazer o que foi pedido; e
• Chora e faz pirraça quando é contrariada.
A criança aprende a falar com as pessoas que falam e conversam com ela.
O que a criança gosta de fazer?
• Bater palmas quando está contente.
• Falar pequenas frases.
• Dar adeus para as pessoas.
• Rabiscar e desenhar.
• Virar as páginas dos livros
sem rasgar.
• Montar torres e objetos.
• Falar pequenas frases.
• Dar adeus para as pessoas.
• Rabiscar e desenhar.
• Virar as páginas dos livros
sem rasgar.
• Montar torres e objetos.
Quer tudo para si e, quando ouve um não, chora e faz pirraça.
Movimenta-se pela casa, engatinha, caminha e gosta de brincar com os objetos e com as pessoas.
A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar, cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam no seu aprendizado e desenvolvimento.
Movimenta-se pela casa, engatinha, caminha e gosta de brincar com os objetos e com as pessoas.
A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar, cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam no seu aprendizado e desenvolvimento.
Brincadeiras
Brincar é a atividade principal da criança.
Brincar é a atividade principal da criança.
Ao
brincar, a criança desenvolve a atenção, imitação, memória,
movimentação, equilíbrio e imaginação. Também constrói curiosidade,
confiança e auto-estima.
A família precisa organizar o ambiente, oferecer livros, objetos e brinquedos.
Criar
situações para a criança olhar, brincar de correr, pular, saltar,
empurrar ou puxar objetos, sozinha e também com outras crianças. A
criança acha que é o centro do mundo e tem dificuldade de compartilhar.
As crianças podem também brincar nas creches com as educadoras. Nessa
idade, a criança usa e explora os objetos da casa. Ela quer fazer as
coisas sozinha, inclusive o que não pode fazer, como subir e descer de
locais perigosos, colocar o dedo em tomadas elétricas, colocar na boca o
que encontra pela casa, colocar sacos plásticos na cabeça.
Cuidado:
• A família precisa acompanhar o que a criança está fazendo e ensinar, com firmeza e sem violência, o que ela pode e o que não pode fazer.
Brincar é a atividade principal da vida da criança.
Cuidado:• Sacos plásticos podem causar sufocamento, por isso, não devem
ser dados para a criança brincar. Criança precisa brincar sozinha e com outras crianças.
Do que a criança gosta de brincar?
De "esconde-esconde", cantar,dançar, bater palma, rolar no chão,imitar as pessoas.
Com caixas vazias de tamanhos variados, embalagens vazias e limpas, transformadas em brinquedos.
Gosta de ouvir várias vezes as mesmas histórias.
De "esconde-esconde", cantar,dançar, bater palma, rolar no chão,imitar as pessoas.
Com caixas vazias de tamanhos variados, embalagens vazias e limpas, transformadas em brinquedos.
Gosta de ouvir várias vezes as mesmas histórias.
Cuidado:• Sacos plásticos podem causar sufocamento, por isso, não devem
ser dados para a criança brincar. Criança precisa brincar sozinha e com outras crianças.
Brincando, elas aprendem e se desenvolvem.
Fiquem com Deus!!!!
Brincando e aprendendo
"Soubéssemos
nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil,
teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então,
aprender com as crianças"
(Monique Deheinzelin)
O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil.
Brincando a criança suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos
e do mundo que ainda desconhece,
diminuindo assim, seu sentimento de impotência e entendendo a realidade que a rodeia.
Brincando,
sua inteligência, sensibilidade, habilidades, a motricidade, a mente e a
criatividade estão sendo desenvolvidas, além de aprender a
socializar-se com outras crianças e com os adultos.
Cientes
da importância do brincar para a criança devemos oferecer inúmeras
oportunidades e momentos que possibilitem a ela elaborar o mundo em que
estão inseridas.
Visitem o link de Jogos e Brincadeiras e se divirta junto com as crianças....
Fiquem com Deus!!!!!
O desenho
O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças.
Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça.
O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel.
Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento.
O desenho facilita e faz evoluir a criança na:
1- psicomotricidade fina
2- escrita e a leitura
3- confiança en sí mesma
4-exteriorização de suas emoções, sentimentos e sensações
5- comunicação com os demais e consigo mesma
6- criatividade
7- formação da sua personalidade
8- maturidade psicológica
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