♥Semana da "Páscoa"
PROJETO PEDAGÓGICO:
"SEMANA DA PÁSCOA COM A FÁBRICA DE CHOCOLATE"
Iniciativa:
Geralmente são pensadas na semana da páscoa várias atividades que são realizadas com o foco nos símbolos dessa época.esse ano pude inovar meu trabalho com uma ideia bem legal trazida pela nossa diretora: "A fábrica de chocolate"...
Introdução:
Esse projeto foi desenvolvido para, além de trabalhar a simbologia e conceitos que essa data traz , dar maior significância à esses símbolos e trazê-los a (re)descoberta ampliando os conhecimentos.
Cada turma escolheu conforme sua autonomia, suas formas de se envolverem nas atividades, o INFANTIL III (minha turma), devido o grande interesse pelos animais (normal a faixa etária que estão) escolheram o coelho para trabalhar.
Objetivo:
Atribuir sentidos de forma significativa os símbolos da páscoa, expandindo conhecimento sobre o coelhinho explorando-o e, valorização dos costumes e tradições familiares tão evidentes nessa época.
Acontecendo assim:
Como a semana letiva da páscoa é geralmente pequena, as atividades são divididas em três dias:
Segunda-feira:
Trabalhando a música: Eu sou o Coelhinho.
Essa música, explica como o coelho vive e sua características.
Ela será nosso tema de apresentação.
Aprendendo a musiquinha:
Depois de trabalharmos as características do coelhinho, vamos a próxima fase: as atividades em folha.
Elas podem ser direcionadoas com desenhos, expontâneas, artísticas usando materiais alternativos:algodão, lã, casquinha de ovos de glinhha...
Segue alguns desenhos sugestivos:
Esses desenhos achei no site abaixo:
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:mIoO7ODEso4J:www.katiachedid.com.br/files/atividades/ccf9e9147819d74e82d3a78a0c4894e3.pdf+desenhos+de+p%C3%A1scoa+para+colorir&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidbUCtnsK6gx8S-XOxuMHF_aIMZvvnMqNHJvkHngIb-gUs8iSoAc28iIYb5Twkzc3ZbDgdUWUVAuaiA4Dt3omGCfagDDZYd4rk7oL0ZtF4zdW-vjez9wySB4noLx8PxgiJpljL&sig=AHIEtbRbh8fQYtRYuq7xCXZ1wxYJzp4Omg
Na terça-feira:
Trabalhando "A fábrica de chocolate" são sugeridas várias etapas que são importantes para o desenvolvimento social e estímulo aos hábitos de higiene.
1º lavar as maõzinhas;
2º colocar as touquinhas;
3º Explicação sobre o processo e advertências:
não colocar a mão na boca, nariz,etc...
não comer antes do combinado...
encher as forminhas...
4º Enfim, derreter o chocolate em potência 50 do microondas por 1 minuto, mexer e colocar por mais 1 minuto.
5º Depois que as crianças terminarem esse processo, elas podem se esbaldar raspando o prato!
Olha que delícia:
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:mIoO7ODEso4J:www.katiachedid.com.br/files/atividades/ccf9e9147819d74e82d3a78a0c4894e3.pdf+desenhos+de+p%C3%A1scoa+para+colorir&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidbUCtnsK6gx8S-XOxuMHF_aIMZvvnMqNHJvkHngIb-gUs8iSoAc28iIYb5Twkzc3ZbDgdUWUVAuaiA4Dt3omGCfagDDZYd4rk7oL0ZtF4zdW-vjez9wySB4noLx8PxgiJpljL&sig=AHIEtbRbh8fQYtRYuq7xCXZ1wxYJzp4Omg
Na terça-feira:
Trabalhando "A fábrica de chocolate" são sugeridas várias etapas que são importantes para o desenvolvimento social e estímulo aos hábitos de higiene.
1º lavar as maõzinhas;
2º colocar as touquinhas;
3º Explicação sobre o processo e advertências:
não colocar a mão na boca, nariz,etc...
não comer antes do combinado...
encher as forminhas...
4º Enfim, derreter o chocolate em potência 50 do microondas por 1 minuto, mexer e colocar por mais 1 minuto.
5º Depois que as crianças terminarem esse processo, elas podem se esbaldar raspando o prato!
Olha que delícia:
Quarta-feira:
Hoje é o dia! A apresentação da musiquinha com as máscaras do coelhinho, pintura de rosto e entrega das lembrancinhas.
As lembrancinhas eu tirei do site: http://www.painelcriativo/
As lembrancinhas eu tirei do site: http://www.painelcriativo/
As orelhinhas tem no post: Orelhinhas de coelhinho da páscoa.
FELIZ PÁSCOA A TODOS!
17/03/10
♥Trabalhando cores no Infantil III
PROJETO PEDAGÓGICO :
AS CORES
♥INICIATIVA:
O projeto com cores, surgiu depois de um diagnóstico realizado neste primeiro período de aula, onde ao trabalharmos a Turma do Cocoricó, percebemos que não souberam classificar as cores dos personagens.
♥OBJETIVO:
(Re)Conhecer as cores e classificá-las fazendo comparações significativas com o seu meio ambiente.
♥DESENVOLVIMENTO:
Na Educação Infantil, a criança precisa vivenciar de forma variada os aspectos a serem trabalhados.Neste projeto pedagógico referente as cores, os aspectos em questão são a classificação e reconhecimento das cores primárias ( vermelho, amarelo, verde e azul) a princípio, onde as experiências já adquiridas pela criança serão reforçadas e amplificadas explorando o "novo' neste assunto.
Para essa articulação as atividades pedagógicas envolvem uma diversidade de amterias diferenciados mas que conté a mesma cor de acordo com a cor trabalhada.Assim a criança identifica e classifica essa coloração.
o importante também é relacionar objeto-cor proporcionando a criança um referencia.Assim fica proposto o trabalho dessa forma:
☺1ª semana:
Cor vermelha com o objeto morango.
☺2ª semana:
Cor amarela com o objeto pintinho.
☺3ª semana:
Cor verde com o objeto sapo.
☺4ª semana:
Cor azul com o objeto borboleta.
Neste período é orientado aos familiares que tragam um objeto na cor trabalhada ou até mesmo trazer a criança com a roupa nesta coloração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário