A Leitura pelo Professor
Contando Histórias
A Leitura pelo Professor
Quando
o professor lê para as crianças, mostra-lhes seu próprio comportamento
leitor e contribui para que se familiarizem com o universo letrado. Por
isso, é fundamental que ele prepare sua leitura ensaiando em voz alta,
planejando intervenções para fazer antes, durante ou depois da leitura,
antecipando a organização do espaço e a disposição das crianças, e,
ainda, determinando o momento estratégico em que interromperá a leitura
(para continuar num momento seguinte).
Ao
trazer um material para ler para a classe, o professor também cuida da
apresentação adequada do livro, oferece informações que servem para
contextualizar a obra e despertar o interesse em conhecê-la e justifica a
escolha feita.
Durante
a leitura, ao fazer uma interrupção, o professor pode retomar os fatos
anteriores para que as crianças não percam a seqüência narrativa.
Pode-se solicitar a elas que procurem se lembrar dos últimos
acontecimentos e os relatem de forma organizada. Cada uma conta aos
colegas sua lembrança e, assim, o grupo vai reconstruindo a narrativa
que acabou de conhecer. O professor ajuda, recontando passagens. Quando
surgirem dúvidas sobre algum episódio, pode-se recorrer ao livro para
esclarecê-las por meio da leitura do trecho a que se referem.
É
preciso também assegurar um espaço para que a turma se manifeste a
respeito do texto lido, dialogue com ele, dando-lhe, coletivamente, um
sentido. Isso pode ser feito por meio de uma conversa em que cada
ouvinte compartilha com os demais aquilo que desejar: as lembranças; os
sentimentos e experiências suscitadas durante a leitura; os trechos mais
marcantes; uma característica do texto que tenha reparado; uma dúvida
ocorrida; uma hipótese confirmada ou não durante a leitura, etc. O
professor se coloca como participante ativo da conversa, compartilhando
suas impressões sobre o que leu, sobre relações com outros textos
conhecidos pelo grupo ou com outros fatos.
Ao
ouvir as opiniões das crianças, o professor possivelmente irá deparar
com diferentes interpretações do que foi lido. Isso deve ser respeitado,
porque, nesse caso, não há respostas corretas ou incorretas.
É
importante salientar que mesmo que o conto trate de questões ligadas à
moralidade, não é aconselhável utilizar sua leitura como um pretexto
para oferecer às crianças lições de moral, nem tampouco para impor a
opinião do professor sobre, por exemplo, as atitudes da personagem
principal. O foco desta atividade é voltar-se para o texto em si, para
que as crianças possam se aproximar da linguagem escrita e desenvolvam
comportamentos de leitor.
Fontes:
Equipe do Programa Escola que Vale - Cedac
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