DINÂMICAS PARA REUNIÃO DE PAIS
Nossa REUNIÃO DE PAIS E MESTRES foi ótima. Os pais participaram e se envolveram nas dinâmicas e reflexões sugeridas.
1- ONDE ESTÁ MEU FILHO?
-Cada
pai/mãe encheu um balão colorido e desenhou nele o seu filho. Uns
desenharam o corpo inteiro e outros o rosto, alguns escreveram o nome da
criança;
-Todos ficaram em círculo e aos comandos da professora ia tocando no balão:
.Segurem com carinho seu filho...
.Agora toque levemente para cima...ele está começando a sair de casa...está indo pra escola;
.Agora toque um pouquinho mais forte, ele vai sair com a tia...
.Isso, agora um pouquinho mais forte, ele está indo dormir fora pela primeira vez...(os pais quase morreram aqui...hehe)
.Agora com mais força...eles estão indo pra primeira colônia de férias...(pensa a reação!)
.Mais forte, deixem ir bem longe, pois agora estão indo pra praia com a madrinha... (dava pra ver uma linha inexistente entre os pais e seus balões)...
.Tente
não perdê-lo de vista, mais toque o mais forte que puder e não saia do
seu lugar, pegue o balão que estiver perto de você...
.Ei, onde está seu filho? Você conhece a pessoa que o está segurando agora?
OBSERVAÇÕES:
Os pais sofreram e riram durante a dinâmica ao perceber o medo que
tiveram de soltar os "filhos-balões" e contestaram o tempo todo, quase
clamando para que a professora parasse... Quem não estava com o filho
desenhado quis logo recuperá-lo e permiti a troca.
REFLEXÃO
REALIZADA: Você sabe quem é a pessoa que está com seu filho? O que ela
pensa? Será que gosta de criança? Será que vai entender o jeito de ser
dele? Será que irá tratá-lo com carinho e atenção? Qual o nome desta
pessoa? - Refletimos sobre a importância dos pais conhecerem a escola e a
professora da criança, saber como a escola funciona, como a professora
trabalha, afinal é com ela que eles estão deixando as suas "produções",
seus "balões", seus presentes de Deus.
A segunda dinâmica contextualizou ainda mais este pensamento e o completou.
A segunda dinâmica contextualizou ainda mais este pensamento e o completou.
2-TRABALHANDO JUNTOS
-Os pais fizeram um círculo segurando os balões e a professora ficou no meio;
-Uma particpante da reunião foi convidada para ser a minha ajudante na brincadeira;
-Ao sinal todos começaram a jogar os balões para cima, sem desmanchar o círculo;
-A ajudante ia tocando um pai de cada vez e este ia se sentando e deixando o balão na brincadeira;
-Todos tinham que se esforçar para que nenhum balão caísse no chão;
-A professora(eu), continuava no meio tentando, em vão, manter os balões no ar...
REFLEXÃO:
Antes da brincadeira terminar, uma mãe gritou: "essa professora não
está dando conta de segurar os filhos da gente"...E daqui partimos para a
reflexão que queríamos: A professora precisa da ajuda dos pais para
poder realizar um bom trabalho. Os pais não podem apenas largar os
filhos na escola sem saber com quem eles estão e sair de cenas sem saber
o que acontece e as dificuldades que a professora, que a escola está
enfrentando. Precisamos trabalhar juntos, como uma equipe, para que a
educação funcione, afinal dentro de uma sala tem uma gama de
balõezinhos, uma de cada tamanho, cor, pensamento e sentimento
diferentes, somente com a ajuda dos pais será possível compreendê-los e
promover um bom desenvolvimento para a criança, deixar a professora
"sozinha" para segurar tantos balõezinhos no ar será impossível...
CONCLUSÃO: Foi lindo! Os pais também apoiaram a reflexão realizada e entenderam o recado com bom humor e seriedade!
Obrigada, Papai do Céu!
Beijos para todos!
Amei...
ResponderExcluirMUITO LINDO!!!!
ResponderExcluirmuito interessante e oportuno! Deus te abençoe!
ResponderExcluirAmei! Muito interessante! Parabéns!
ResponderExcluir