Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

0

Volta às aulas

Volta às aulas

O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar. 


Veja algumas dicas sugeridas pelas especialistas Karen Kaufmann e Fátima Balthazar para ajudar na adaptação dos alunos da Ed. Infantil.



Professor, é com você!

  • Crie um ambiente alegre e lúdico, com muitos brinquedos pedagógicos e não pedagógicos;
  • Tenha conhecimentos teóricos sobre as características das crianças da idade com a qual você irá trabalhar para que consiga resolver os conflitos que surgirem;
  • Mostre os espaços da escola às crianças;
  • Realize atividades lúdicas de apresentação;
  • Cante músicas e conte histórias;
  • Promova atividades artísticas. As crianças adoram mexer com tinta, pintar, desenhar e rabiscar;
  • A criança precisa se sentir amada, portanto abrace-a e lhe dê carinho.
  •  Se a criança chorar muito e a mãe não estiver presente, tente destraí-la levando-a ao parque ou mostrando brinquedos.
Com os alunos antigos... 

Crianças que já frequentam a escola também precisam se adaptar depois de um longo período de férias. Fátima Balthazar alerta para importancia de sempre haver uma novidade para essas crianças, por exemplo um brinquedo novo, uma decoração diferente na sala, etc. 

_________________________________________________________________________________


 É hora de recomeçar! As energias estão recarregadas e novas turminhas chegam à escola cheias de expectativas. Garantir um bom acolhimento nesses primeiros dias pode contribuir para que o bem-estar se estabeleça no grupo ao longo de todo o ano, ajudando na adaptação dos novos alunos e na readaptação dos antigos, além, é claro, na relação com o professor.

Algumas dinâmicas

Dinâmica das bexigas

Materiais: Bexigas coloridas para todos os alunos

Como brincar:
  • Forme um círculo com os alunos e entregue uma bexiga a um deles.
  • Enquanto cantam a música abaixo, eles deverão passar a bexiga para o colega ao lado:
 Passa a bola, passa a bola,
passa a bola sem parar.
Quem ficar com essa bola,
o seu nome irá falar!
  • Quando a música acabar, quem estiver com a bexiga diz o seu nome ou seu nome e sua cor preferida e vai ao centro da roda com ela. Pega-se uma outra bexiga e a brincadeira recomeça. A dinâmica segue até todos se apresentarem.
  • No final do dia, o aluno leva a bexiga para casa junto com um cartão dirigido aos pais, valorizando a presença do aluno na escola.
MODELO DO CARTÃO
________________________ (nome do aluno),
Que bom que você veio à escola!
Espero que tenha gostado dos seus
novos amigos e da sua nova professora.
Um beijinho,
Professora _______________ (nome)
 (lembre-se de indentificar a turma)


Dinâmica do espelho

Materiais: Uma caixa de sapato e um espelho que caiba dentro da caixa.

Como brincar:

Sentar com os alunos em círculo e passar a caixa de sapato fechada com um espelho dentro. Cada aluno deverá abri-la e falar alguma coisa interessante sobre a imagem que ele está vendo. Atenção! O aluno não poderá revelar ao próximo que existe um espelho dentro da caixa. Ao final da brincadeira todos terão ouvido um pouquinho sobre cada colega. É importante que a professora também participe para se integrar ao grupo. 

Dinâmica da sacolinha surpresa

Materiais: Sacolinha de TNT enfeitada e tiras de papel.

Como brincar:

Sentar com os alunos em círculo e mostrar a eles uma socolinha surpresa toda enfeitada. A professora chama cada criança, que deverá colocar a mão dentro da sacolinha e tirar um papel. Nesse papel terá uma pergunta que a criança deverá ler em voz alta para os colegas e responder após identificar-se.
_________________________________________________________________________________

Planejamento: Dicas importantes 

  • Organização do espaço
1- Selecione os recursos para cada atividade.
2- Reorganize a sala de acordo com a tarefa.
3- Aproveite todo o material disponível.
4- Não tranque os livros no armário.
5- Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
6- Peça ajuda para arrumar os espaços.
7- Transgrida e mude sua prática.

  • Respeito à diversidade
1- Ao formar grupos, junte saberes diversos.
2- Acompanhe quem tem mais dificuldade.
3- Considere e valorize as competências.
4- Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
5- Fique atento à experiência de todos.
6- Crie um ambiente de aceitação.
7- Dê o exemplo e não se omita no dia a dia.

  • Gestão da sala de aula
1- Exponha a rotina diariamente.
2- Negocie acordos com a garotada.
3- Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
4- A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é, nem de longe, a repetição de exercícios que só reproduzem conteúdos vistos em classe.
5- Enriqueça seu trabalho com as parcerias.

  • Avaliação
1- Faça sempre o diagnóstico inicial.
2- Diga ao aluno o que espera dele.
3- Documente os trabalho9s significativos.
4- Avalie o potencial de aprendizagem.
5- Compartilhe os erros e os acertos.
6- Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma.
7- Use a avaliação para mudar o rumo.
8- Reflita sobre sua atuação para melhor.

  • Relação com a comunidade
1- Paute as reuniões com os pais.
2- Faça parcerias com os responsáveis.
3- Informe-se sobre os familiares.
4- Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os onjetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta.
5- Resolva as questões recorrentes.
6- Olhe para o entorno e participe.

  • Trabalho em equipe
1- Planeje com a ajuda dos colegas.
2- Recorra ao coordenador pedagógico.
3- Discuta sobre o ensino e a aprendizagem.
4- Priorize as reflexões profissionais.

  • Formação
1- Identifique e supere suas dificuldades.
2- Mostre seu trabalho em outros lugares.
3- Aprenda com a prática dos outros.
4- Continue os estudos para crescer sempre.
5- Use a tecnologia para ensinar.
6- Assista a palestra sobre sua área.
7- O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoas melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo.
8- Procure planejar seu futuro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne