Seguidores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

1

Livro Sem Palavras

Trabalhar as cores e relacionamentos e comportamentos 

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tema: Salvação

Um tema muito fácil de se usar, que fala sobre salvação é através do Livro sem Palavras. Ele é de fácil uso, podem ser feitas lembrancinhas de todas as formas e é fácil de ser aprendido pelos alunos, mesmo os mais novinhos.
Existem várias formas de se confeccionar o livro sem palavras. O mais básico é feito de papel cartão nas cores verde, preto, dourado, branco e vermelho. Cada cor simboliza uma etapa, um tema.
Confeccionando o Livro Sem Palavras

Para fazer o modelo de livrinho, use papel colorset ou cartolina colorida, nas cores:

- dourado
- preto

- vermelho

- branco
- verde
Recorte um retângulo do tamanho que desejar de cada cor, desde que não fique como um livro de bolso, já que usará para ensinar as crianças e todas precisam ver. Dobre ao meio cada retângulo, para começar a formar o livro. Cole cada retângulo atrás do outro de outra cor, ficando assim:
Dobre o retângulo dourado e cole uma metade com a página preta. Depois a metade que ficou sobrando da preta, cole com a metade da página vermelha. Na vermelha, cole a branca, e por fim, cole uma metade da página verde na página branca que sobrou. Ficará assim:

Plano de Aula
Prepare bexigas das cores do Livro Sem Palavras e decore a sala. As crianças ficarão felizes com a decoração surpresa que o professor preparou. As bexigas podem ser dadas no final da aula, com pequenas pulseirinhas dentro de cada uma, feita de elástico preto (grossinho) e miçangas, uma de cada cor do livro e na ordem certa da história. Receba cada criança com carinho e alegria. Pergunte sobre a semana, as novidades. Cante um cântico, para que se acalmem em seus lugares.
História
Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. é um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história.

Cor Dourada: Deus

(A Apec recomendou que se mudasse a comparação entre a cor dourada e o céu, pois algumas crianças ansiavam tanto em ir para o céu, que queriam morrer logo. Isso demonstra como devemos ter cuidado com o que ensinamos aos alunos, não é?) A cor dourada nos ensina sobre Deus. Quem é Deus? Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra.
Deus nos ama muito.
Deus preparou um lugar lindo, aonde morarão todas as pessoas que O amam e o têm dentro do seu coração. Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.
O que é pecado?

Cor Preta: Pecado


(Não existe problema em associar essa cor com o pecado, visto que muitos dizem que associamos essa cor às pessoas negras. Os negros, na verdade, têm sua cor de pele aproximada à cor marronzinha e não à cor preta, mesmo os africanos. Somos nós quem associamos com preconceito essa cor aos negros. Não devemos fazer associações desse tipo, pois mesmo os brancos não são brancos como a cor em si, mas sim de um tom bege claro ou marrom bem aclareado.)

Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam)


A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23)
O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.

Mas, como podemos limprar o nosso coração?
Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado?

Cor Vermelha: O sangue de Jesus


(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)

Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois savia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveríamos sofrer ali.

Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado.
(1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voultou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele.

Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado.
Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Cor Branca: Coração limpo
A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?

Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador.
Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)

Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):
" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."
Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece?

Cor verde: Crescimento Espiritual

Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crecermos fortes. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.
Atividades

Confeccione um livro sem palavras ou alguma atividade com as cores da história.

Sugestões:
Lagarta

Material:

- círculos com as cores do livro sem palavras para cada criança (sendo 2 círculos brancos)

- cola branca
- lápis de cor para desenhar o rosto da lagarta
Recorte círculos de cada cor do livro, sendo duas brancas, pois uma delas será a carinha da lagarta, que poderá ser pintada pelas crianças. Use cola branca para colar as partes da lagarta. Leve uma lagarta pronta, com cada círculo colado seguindo a ordem da história. Ajude as crianças na colagem.
Livrinho em Feltro


Material:

- retângulos pequenos em feltro (montagem igual á do livro) - cola quente (o professor deverá colar) - lápis de escrever (um para cada aluno) Colar o livrinho na ponta de cada lápis. Será uma lembrancinha.
Pulseira

Material:

- miçangas das cores de cada parte do livro
- elástico com uma das pontas fechada com um nó (para evitar que as miçangas caiam ao passar pelo elástico)
- tesoura

Dê a cada criança o material necessário. Fale com elas sobre cada página do livro e o que simboliza, para fixar. A cada parte, elas vão colocando as miçangas. No final o professor e seu ajudante devem fechar as pulseiras nops pulsos dos alunos, deixando folgadas para que possam tirar depois.


Outras sugestões (com EVA)


Chaveiro
Cruz

Fontes:
www.adrianaartesanatoemeva.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com

www.clau73.multiply.com

www.armazemdeideias.net

Um comentário:

  1. Dihéne a postagem que fiz não é "exatamente" pra vc não, eu me zango qd eu não acerto de primeira, kkkkkkk, mas eu continuo tentando acertar. Hoje vou continuar tentando aperfeiçoar o seu lay, eu achei tantas bonequinhas agora estou em dúvida de qual usar, rsrssss. Eu vou fazer o possível pra terminar hoje ou amanhã. Falei por outra situação e até citei algumas lá, as pessoas saberão que a postagem é pra elas. Vc pode perceber que muitos layouts do meu portfólio já não estão mais lá. É assim mesmo. Deixa, uma hora o povo se toca! Bjokitas *Ü*

    ResponderExcluir

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas