O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O PAPEL DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL/ COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O supervisor tem uma atuação muito ampla dentro da escola, sua presença é fundamental aos que compõem a equipe pedagógica da instituição, sua imagem vem se firmando positivamente cada vez mais. Antigamente ele não possuía um campo de atuação e sua função era apenas ser fiscal, supervisionando e checando tudo que ocorria nas salas de aula. Não se interessava pelos problemas que ocorriam na instituição e tão pouco sabia sobre a qualidade do ensino e a didática aplicada pelos professores envolvidos. Não era bem vindo e aceito em reuniões de professores por não ser considerado um profissional confiável.Ao longo dos anos, diante de várias conquistas o papel do Supervisor atualmente é vista como o principal fator para o sucesso e essencial para o crescimento do ambiente educacional. O coordenador precisa ter visão, enxergar além do horizonte. Primeiramente esse profissional é responsável pelo desenvolvimento de um Projeto Político Pedagógico e por colocar essa proposta em ação, não mantendo as propostas resumidas apenas em um papel. Para a elaboração desse P.P.P. ele deve observar que seu trabalho não se dá isoladamente, assim ele fará um acompanhamento pedagógico com todos que fazem a escola, ou seja, pesquisará as dificuldades e necessidades dos docentes, discentes e comunidade, com o intuito de solucionar problemas e tendo como objetivo o “por em prática” a proposta elaborada e assim a construção do saber realizar-se-á.
O coordenador em sua atuação na escola, é de agente transformador e agente formador, ou seja, sua atuação vai muito além do convívio e relacionamento com os professores, significa ser formador ouvinte de opiniões, planejando e pondo em execução o dever da escola que é exercer um papel social; e transformador quando está disposto a inovar e enfrentar desafios capazes de desencadear um processo de mudança. Assim, as mudanças são significativas para toda a comunidade escolar (Luzia Orsolon).
Uma outra função do coordenador/supervisor é de ser mediador, portanto ele vai facilitar o avanço do professor quanto a elaboração da proposta pedagógica e seu planejamento, buscando os melhores meios de interação entre os segmentos e estando em plena consciência de que sua atuação é de forma política, em prol dos anseios da sociedade. È preciso que tenha a humildade de olhar angustias, dificuldades, etc. É necessário que ele tenha um olhar atento a perceber as dificuldades do momento e um olhar amplo que venha a projetar os objetivos e anseios que deseja alcançar. Ele também precisa saber ouvir antes de julgar, diagnosticar, apreciar e avaliar.
Tanto o olhar atento, como o ouvir ativo são de extrema importância para que o coordenador desenvolva um excelente trabalho junto a equipe de professores pois, agindo assim é mais fácil para ele diagnosticar as necessidades existentes.
Uma das grandes virtudes para a função do supervisor é a capacidade de estar aberto à sensibilidade. A sensibilidade nos dá uma leveza ao tão desafiador trabalho de formação, portando consideramos a necessidade de desconstruir, conceitos hábitos e atitudes já enraizadas. A confiança é importante para por em prática essa construção transformadora e libertadora, onde todos possamos nos tornar mais humanos.
A coordenação colabora muito quando é colocada numa postura de formação, não se julga pronta só porque tem determinado “poder”, nesse caso cultiva a tão saudável e absoluta necessária consciência da incompletude.
Podemos afirmar que a especificidade da atuação da coordenação pedagógica são os processos de aprendizagem, onde quer que ocorram. Enfim, para o trabalho do supervisor com o professor dar certo ambos devem entender que a relação humana se baseia na crença da possibilidade do outro e que ninguém é melhor ou superior a ninguém, acreditar que o outro pode mudar e o que lhe faltou foi afetiva oportunidade, percepção da necessidade.
PLANO DE TRABALHO E OBJETIVO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Proposta de trabalho Coordenadora Pedagógica
Coordenadora PedagógicaObjetivos:
• Organizar e articular as atividades dos professores, com vista à construção de um projeto coletivo de melhoria de ensino;
• Desenvolver um trabalho de equipe entre os professores, alunos, direção e funcionários visando um bom relacionamento com este conjunto;
• Construir com os professores e acompanhar o desenvolvimento de novas estratégias visando à adequação permanente do currículo ao contexto social, político, econômico cultural em que ele está inserido;
• Estudar com professores as novas concepções sobre a educação, revisar e atualizar as teorias de desenvolvimento e aprendizagem;
• Definir com os professores formas de inserção da tecnologia, suas metodologias, técnicas e materiais de apoio no processo de ensino aprendizagem;
• Estimular os professores para o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da sua função e da autonomia da equipe. Motivá-los para aprender sempre, pesquisar e investir permanentemente na própria formação;
• Proporcionar encontros para a troca e estudo dos professores nas diversas áreas, visando o fortalecimento da coesão já existente entre as disciplinas, e a ampliação desses vínculos, permitindo articulações interdisciplinares;
• Acompanhar o desempenho do aluno nas atividades escolares e definir com professores estratégias que assegurem seu desenvolvimento pessoal;
• Planejar e viabilizar o acesso dos professores e alunos a bens culturais e da informação, garantindo a ampliação de seu universo cultural;
• Coordenar reuniões com os docentes para discussão dos problemas, troca de experiência e direcionamento de propostas;
• Atuar como elemento de ligação entre alunos e professores com o objetivo de propiciar a melhoria do aproveitamento do educando;
• Mediar informes da direção, estabelecendo uma relação interativa, professor-aluno-coordenação e direção;
• Proporcionar um clima de amizade e respeito entre toda a comunidade escolar;
• Acompanhar periodicamente o trabalho pedagógico da equipe escolar, juntamente com o processo ensino aprendizagem;
• Envolver a comunidade no processo escolar através de palestra, oficinas e eventos;
• Favorecer o desenvolvimento e a divulgação de experiências inovadoras na escola;
• Participar ativamente no trabalho desenvolvido pelos funcionários e professores e fazer com que o padrão de qualidade seja o melhor cada dia que passe.
Estratégias:
Como desempenhar minha função com eficiência, comprometimento ético e humano?
• Participando da construção da proposta pedagógica da Escola.
• Elaborando e desenvolvendo o plano de trabalho, conforme proposta pedagógica da escola;
• Selecionando recursos pedagógicos e metodológicos que assegurem a aprendizagem dos alunos;
• Definir formas, métodos de recuperação da aprendizagem para os alunos com maior dificuldade;
• Participando de maneira efetiva das reuniões de planejamento, avaliação e de estudos;
• Cumprir os dias letivos e as horas-aulas estabelecidas;
• Promover e/ou colaborar nas atividades de articulações da Escola com as famílias e a comunidade.
PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO
PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICOO Coordenador Pedagógico possui várias funções que podem ser classificadas como:
- PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
- CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades.
- CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.
Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta EU, levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para tanto me submeto à aprovação da execução dos seguistes objetivos e metas abaixo:
■ Procurar ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberta aos conhecimentos;
■ Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo;
■ Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
■Participar da elaboração do PLANO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
■ Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
■ Participar efetivamente das reuniões oferecidas pela oficina pedagógica e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
■ Organizar antecipadamente as reuniões de HTPC, que constituirá em prática eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar. Os HTPC’s contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
■ Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;
■- Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores dos mesmos anos;
■ Proporcionar práticas inovadoras aos professores; (pesquisando, estudando, fazendo cursos, oferecendo atividades);
■ visualizar novas perspectivas do professor, movimentar seu cotidiano dando-lhe as ajuda necessária;
■ investir na progressão continuada na própria escola;
■ Estabelecer vínculo e parceria com os alunos visando melhoras: tanto na sala de aula quanto fora dela;
■ Manter contato constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
■Acompanhar a recuperação paralela procurando fazer com que o professor da classe e o professor da recuperação sempre estejam em conexão quanto ao desenvolvimento do aluno;
■Proporcionar uma maneira de trabalho planejado distribuído entre os bimestres desde do primeiro ano (alfabetização) até o quarto ano tanto em língua portuguesa quanto em matemática visando simplificar e ajudar no plano de trabalho do professor);
■ Incentivar e prover condições para a elaboração de projetos de alfabetização, leitura, saúde e higiene, informática e outros mais que se fizerem necessários;
■ cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
■ Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
■Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
■Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
■Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres, isto sempre consultando os professores dos respectivos anos;
■Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
■ procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;
■Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Acredito que o papel do coordenador não seja “fiscalizar” nem “vigiar” o trabalho do professor, mas sim, auxiliar e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
■ trabalhar em conjunto, com o já coordenador, ajudando-o nos seus projetos já iniciados, procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso de nossa escola.
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