PRIMEIROS DIAS DE AULA...apresentação dos nomes
Pra
começar( ainda não estamos autorizadas a postar as imagens deste ano),
pois vamos nos reunir com os pais), vamos sugerir algumas brincadeiras
para apresentação e identificação dos nomes da crianças nos primeiros
dias de aula:
1- QUEM É?
Sentados
na rodinha. Uma criança aponta outra da qual lembre o nome e diz o nome
dela. A criança apontada continua a brincadeira apontando outra e
falando o nome...
2- CADÊ FULANO?
Na rodinha, a professora ou professor pergunta para todos: "Quem sabe quem é MARIA?"
Neste
caso quem acerta pode ganhar um prêmio, tipo uma bala ou adesivo
pequenino de estrelinha ou entregar um crachá, a ficha do nome etc)...
3-QUEM ESTÁ DO SEU LADO?
O
professor escolhe uma criança e pergunta qual o nome da criança que
está ao seu lado. As seguintes podem ser escolhidas aleatoriamente ou na
sequencia da rodinha...
Hummm...estamos ansiosas pra conhecer nossos pimpolhos. Aguardem, depois tem mais...
Beijocas
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA
Nas primeiras semanas a adaptação, a
conquista será o mais importante. Atividades lúdicas e atraentes irão
auxiliar os professores a preencherem com qualidade as preciosas horas
que passarão com as crianças.
Aproveite
para observar as características e personalidades de cada um nesse
momento, isso auxiliará na construção e/ou definição do projeto que irá
trabalhar com a turminha.
Em
nosso caso temos o horário de adaptação reduzido a peculiar diferença
de dividirmos nosso horário de sala com outro colega, então ficamos meio
período de aula dentro de sala e meio período fora todos os dias.
As atividades para fora de sala poderão constar:
-Passeio para conhecer as dependências físicas e pessoas da escola;
-Rodinhas antes de usar cada espaço para combinar as regrinhas de convívio e segurança necessárias;
-Brincadeiras para identificação do pré-nome dos colegas(algumas já postadas)
...Quem é?
Nessa
brincadeira, em rodinha os alunos tentarão apontar e falar o nome de
algum dos colegas. Se acertar pode ganhar um prêmio de incentivo(bala
por exemplo). Ideal para o segundo dia em diante.
Variar indicando uma criança para que outra identifique. Exemplo: Quem está do seu lado? Quem é a criança de sapato azul?
...Apresentação Gestual
Em rodinha, sentados ou de pé.
De uma em uma, cada criança irá dizer o seu nome e fazer um gesto com as mãos ou corpo.
As demais repetem o nome e o gesto feito.
A brincadeira segue até que todos tenham dito o nome e feito um gesto.
À
medida que forem desinibindo, incentivar a elaborar mais os gestos e
movimentar mais o corpo, por exemplo indo atá o centro da roda com seu
gesto.
Caso alguma criança não faça gesto algum não insista,
imite a posição em que ela está e dê continuidade sem constrangê-la, em
breve irá participar como as outras.
-Brincadeiras de socialização e contato:
...Aratátá
Em rodinha.
Para cada palavra um gesto:
Aratatá- bater mãos nas pernas
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
Auê- movimentar braços para direita
Auê- movimentar braços para esquerda
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
Aratatá- bater mãos nas pernas
...Aumentar a complexidade batendo nas pernas dos amigos da esquerda no Aratatá.
...Depois fazer os gestos todos e rodar a rodinha para direita etc
...Brincadeiras tradicionais: Corre-cutia, Anelzinho, soprar bolhas de sabão, bambolê, pular corda etc( aproveite pra conhecer as habilidades deles)
-Atividades para dentro da sala
...Quantos somos
..Contar
meninos e meninas presentes com os crachás. Cada um coloca seu crachá
no quadro de pregas ou afixado no quadro com fita adesiva e realizar a
contagem. Depois ver quem consegue, um a um pegar o seu crachá de volta;
..Distribuir
palitos com o pré-nome deixando que cada um identifique os seu e depois
realizar a contagem como feito com os crachás;
..Pedir
que desenhem seus auto-retratos num pedaço de cartolina e usar os
"bonequinhos" de cada um para contar meninos e meninas;
...Oba! Chegamos na escola!
Pedir
que cada um desenhe a si mesmo num retângulo de papel. Depois recortar o
contorno do boneco(ou deixar que recortem se já forem alunos conhecidos
ou que tenham frequentado a escola no ano anterior) e colar em uma
cartolina com a forma da escola. Cada criança pode escrever seu nome
perto de si ou colar um palito com seu nome.Fica show!
...Já conheço a minha professora!
Incentivar
as crianças a dizerem oralmente suas(da professora) próprias
características fisicas, vestuário, acessórios, nome etc.
Depois,
em rodinha ou mesa grande(se der pode juntar as mesinhas todas) ir
incentivando o grupo a desenhar a professora. Cada um desenhará uma
parte. "O que vamos desenhar primeiro?" "E agora?" "Quem quer desenhar
esta parte?"
Atente para que todos participem. Sugerimos usar cartolina e pincel atômico ponta fina nessa atividade.
Por
fim cada criança poderá desenhar sua professora completa
individualmente no caderno de desenho. Ah, o cartaz do lindo retrato
coletivo você expõe na sala.
...Modelagem com massinha de modelar
Livre ou específica:
quero ver quem consegue modelar-se; quem consegue modelar a letra do
seu nome; do nome do seu colega; modelar a quantidade de velinhas que
representa sua idade etc.Se já tiver contado alguma história pode
modelar livremente ou de forma dirigida alguma personagem.
...Pintura com tinta
de
preferência livre já que nesse comecinho ainda estamos conhecendo a
turma e precisamos saber do que eles gostam para montar o projeto.
...Enfim, dê preferência a atividades artísticas, livres ou dirigidas, mas permita-se conhecê-los interferindo o menos possível em suas produções, apenas orientando o que for imprescidível.
...Enfim, dê preferência a atividades artísticas, livres ou dirigidas, mas permita-se conhecê-los interferindo o menos possível em suas produções, apenas orientando o que for imprescidível.
Ah, e aguardem que postaremos mais idéias.
Beijinhos
**************************************
**************************************
BRINCADEIRAS PARA APRESENTAÇÃO DOS NOMES
Brincadeiras que podem ser realizadas em qualquer época do ano na Educação Infantil, mas principalmente especiais para os primeiros dias de aula com o objetivo de socializar mais as crianças e auxiliá-las a identificar os colegas pelos nomes.
1-A DANÇA DO CHEP-CHEP
Em rodinha.
Todos cantam a música e a criança citada irá fazer um gesto que será repetido por todos no refrão após o "como é que é (fulano)".
Fui à Nova York
Visitar a tia Ro
E ela me ensinou a dançar o Chep-chep.
Como é que é tia Ro?
A dança do chep-chep(2x) .( a tia Ro ou fulano faz o gesto)
A dança do chep-chep, chep-chep-auê! Huuu! .Aqui todos imitam o gesto da tia Ro e depois ir trocando pelo nome das crianças ou dos professores se for realizada na entrada das turmas.
2- O BARQUINHO
Em rodinha.
As crianças irão passar um barquinho grande de papel( dobradura) e quando cada uma tocar no mesmo irá colocar um bonequinho(desenhado por elas) dentro do mesmo.
Enquanto o barquinho gira e antes que cada um "coloque-se" dentro do barco, cantar a música:
O barquinho entrou na roda
Ele vai de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui não passou
No meio do caminho
(fulano) pegou.
Variação: Ao invés de um só barco, o professor poderá levar tantos barcos quantas forem as crianças e ir colocando na rodinha para girar o barco que ficará com cada um identificado com os devidos nomes.
3-O FOGUETE
Da mesma forma que a brincadeira anterior só que desta vez o objeto em destaque será um foguete.
O foguete vai subindo vai
Vai levando (fulaninho)vai
Que beleza lá em cima deve ser
(Fulaninho) me leve com você.
4- A SERPENTE
Em rodinha.
Na primeira vez o professor pode ser a "cabeça" ou apenas ir orientando alguma criança para executar esse papel.
Enquantos todos cantam a música:
"Esta é a história
De uma serpente
Que desceu o morro
para procurar um pedacinho do seu rabo!
Ih, você, também
Você( fulano)
Um pedacinho, um pedação
do meu rabinho, do meu rabão."
O
aluno em que a "cabeça" parar na frente deverá passar por debaixo de
suas pernas e, assim, continuar a brincadeira até que todos tenham
passado pelo túnel de pernas e formado juntos uma grande serpente.
5- A CHAMINÉ
Em rodinha, ou em qualquer formação:
"Vi(fulaninho) na chaminé
Tão bonitinho(a) fazendo café
É de chá-chá-chá
É de chá-lálálálá(2x)
Nenhum comentário:
Postar um comentário