Seguidores

sábado, 21 de abril de 2012

0

atividades retiradas do blog da tia Rô e Nice. O trablhos delas são demais. obg tias por compartilhar conosco. bjs


PRIMEIROS DIAS DE AULA...apresentação dos nomes


Pra começar( ainda não estamos autorizadas a postar as imagens deste ano), pois vamos nos reunir com os pais), vamos sugerir algumas brincadeiras para apresentação e identificação dos nomes da crianças nos primeiros dias de aula:
1- QUEM É?
Sentados na rodinha. Uma criança aponta outra da qual lembre o nome e diz o nome dela. A criança apontada continua a brincadeira apontando outra e falando o nome...
2- CADÊ FULANO?
Na rodinha, a professora ou professor pergunta para todos: "Quem sabe quem é MARIA?"
Neste caso quem acerta pode ganhar um prêmio, tipo uma bala ou adesivo pequenino de estrelinha ou entregar um crachá, a ficha do nome etc)...
3-QUEM ESTÁ DO SEU LADO?
O professor escolhe uma criança e pergunta qual o nome da criança que está ao seu lado. As seguintes podem ser escolhidas aleatoriamente ou na sequencia da rodinha...
Hummm...estamos ansiosas pra conhecer nossos pimpolhos. Aguardem, depois tem mais...
Beijocas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA

Nas primeiras semanas a adaptação, a conquista será o mais importante. Atividades lúdicas e atraentes irão auxiliar os professores a preencherem com qualidade as preciosas horas que passarão com as crianças.
Aproveite para observar as características e personalidades de cada um nesse momento, isso auxiliará na construção e/ou definição do projeto que irá trabalhar com a turminha.
Em nosso caso temos o horário de adaptação reduzido a peculiar diferença de dividirmos nosso horário de sala com outro colega, então ficamos meio período de aula dentro de sala e meio período fora todos os dias.
As atividades para fora de sala poderão constar:

-Passeio para conhecer as dependências físicas e pessoas da escola;
-Rodinhas antes de usar cada espaço para combinar as regrinhas de convívio e segurança necessárias;
-Brincadeiras para identificação do pré-nome dos colegas(algumas já postadas)

...Quem é?
Nessa brincadeira, em rodinha os alunos tentarão apontar e falar o nome de algum dos colegas. Se acertar pode ganhar um prêmio de incentivo(bala por exemplo). Ideal para o segundo dia em diante.
Variar indicando uma criança para que outra identifique. Exemplo: Quem está do seu lado? Quem é a criança de sapato azul?

...Apresentação Gestual
Em rodinha, sentados ou de pé.
De uma em uma, cada criança irá dizer o seu nome e fazer um gesto com as mãos ou corpo.
As demais repetem o nome e o gesto feito.
A brincadeira segue até que todos tenham dito o nome e feito um gesto.
À medida que forem desinibindo, incentivar a elaborar mais os gestos e movimentar mais o corpo, por exemplo indo atá o centro da roda com seu gesto.
Caso alguma criança não faça gesto algum não insista, imite a posição em que ela está e dê continuidade sem constrangê-la, em breve irá participar como as outras.
-Brincadeiras de socialização e contato:
...Aratátá
Em rodinha.
Para cada palavra um gesto:
Aratatá- bater mãos nas pernas
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
Auê- movimentar braços para direita
Auê- movimentar braços para esquerda
Guli-guli-guli- tocar como cócegas no ombro do amigo da direita
Aratatá- bater mãos nas pernas
...Aumentar a complexidade batendo nas pernas dos amigos da esquerda no Aratatá.
...Depois fazer os gestos todos e rodar a rodinha para direita etc

...Brincadeiras tradicionais: Corre-cutia, Anelzinho, soprar bolhas de sabão, bambolê, pular corda etc( aproveite pra conhecer as habilidades deles)

-Atividades para dentro da sala
...Quantos somos
..Contar meninos e meninas presentes com os crachás. Cada um coloca seu crachá no quadro de pregas ou afixado no quadro com fita adesiva e realizar a contagem. Depois ver quem consegue, um a um pegar o seu crachá de volta;
..Distribuir palitos com o pré-nome deixando que cada um identifique os seu e depois realizar a contagem como feito com os crachás;
..Pedir que desenhem seus auto-retratos num pedaço de cartolina e usar os "bonequinhos" de cada um para contar meninos e meninas;

...Oba! Chegamos na escola!
Pedir que cada um desenhe a si mesmo num retângulo de papel. Depois recortar o contorno do boneco(ou deixar que recortem se já forem alunos conhecidos ou que tenham frequentado a escola no ano anterior) e colar em uma cartolina com a forma da escola. Cada criança pode escrever seu nome perto de si ou colar um palito com seu nome.Fica show!

...Já conheço a minha professora!
Incentivar as crianças a dizerem oralmente suas(da professora) próprias características fisicas, vestuário, acessórios, nome etc.
Depois, em rodinha ou mesa grande(se der pode juntar as mesinhas todas) ir incentivando o grupo a desenhar a professora. Cada um desenhará uma parte. "O que vamos desenhar primeiro?" "E agora?" "Quem quer desenhar esta parte?"
Atente para que todos participem. Sugerimos usar cartolina e pincel atômico ponta fina nessa atividade.
Por fim cada criança poderá desenhar sua professora completa individualmente no caderno de desenho. Ah, o cartaz do lindo retrato coletivo você expõe na sala.

...Modelagem com massinha de modelar
Livre ou específica: quero ver quem consegue modelar-se; quem consegue modelar a letra do seu nome; do nome do seu colega; modelar a quantidade de velinhas que representa sua idade etc.Se já tiver contado alguma história pode modelar livremente ou de forma dirigida alguma personagem.
...Pintura com tinta
de preferência livre já que nesse comecinho ainda estamos conhecendo a turma e precisamos saber do que eles gostam para montar o projeto.

...Enfim, dê preferência a atividades artísticas, livres ou dirigidas, mas permita-se conhecê-los interferindo o menos possível em suas produções, apenas orientando o que for imprescidível.
Ah, e aguardem que postaremos mais idéias.
Beijinhos
**************************************
**************************************


BRINCADEIRAS PARA APRESENTAÇÃO DOS NOMES


Brincadeiras que podem ser realizadas em qualquer época do ano na Educação Infantil, mas principalmente especiais para os primeiros dias de aula com o objetivo de socializar mais as crianças e auxiliá-las a identificar os colegas pelos nomes.

1-A DANÇA DO CHEP-CHEP
Em rodinha.
Todos cantam a música e a criança citada irá fazer um gesto que será repetido por todos no refrão após o "como é que é (fulano)".

Fui à Nova York
Visitar a tia Ro
E ela me ensinou a dançar o Chep-chep.
Como é que é tia Ro?
A dança do chep-chep(2x) .( a tia Ro ou fulano faz o gesto)
A dança do chep-chep, chep-chep-auê! Huuu! .Aqui todos imitam o gesto da tia Ro e depois ir trocando pelo nome das crianças ou dos professores se for realizada na entrada das turmas.


2- O BARQUINHO



Em rodinha.
As crianças irão passar um barquinho grande de papel( dobradura) e quando cada uma tocar no mesmo irá colocar um bonequinho(desenhado por elas) dentro do mesmo.
Enquanto o barquinho gira e antes que cada um "coloque-se" dentro do barco, cantar a música:

O barquinho entrou na roda
Ele vai de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui não passou
No meio do caminho
(fulano) pegou.
Variação: Ao invés de um só barco, o professor poderá levar tantos barcos quantas forem as crianças e ir colocando na rodinha para girar o barco que ficará com cada um identificado com os devidos nomes.

3-O FOGUETE

Da mesma forma que a brincadeira anterior só que desta vez o objeto em destaque será um foguete.

O foguete vai subindo vai
Vai levando (fulaninho)vai
Que beleza lá em cima deve ser
(Fulaninho) me leve com você.
4- A SERPENTE
Em rodinha.
Na primeira vez o professor pode ser a "cabeça" ou apenas ir orientando alguma criança para executar esse papel.
Enquantos todos cantam a música:

"Esta é a história
De uma serpente
Que desceu o morro
para procurar um pedacinho do seu rabo!
Ih, você, também
Você( fulano)
Um pedacinho, um pedação
do meu rabinho, do meu rabão."
O aluno em que a "cabeça" parar na frente deverá passar por debaixo de suas pernas e, assim, continuar a brincadeira até que todos tenham passado pelo túnel de pernas e formado juntos uma grande serpente.
5- A CHAMINÉ


Em rodinha, ou em qualquer formação:
"Vi(fulaninho) na chaminé
Tão bonitinho(a) fazendo café
É de chá-chá-chá
É de chá-lálálálá(2x
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne