DINÂMICAS PARA A VOLTA ÀS AULAS
TEIA DE ARANHA
Procedimentos:
- Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
- Entregar um rolo de barbante ou cordão.
- Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
- Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
- Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
- Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
ÁRVORE DOS SONHOS
Procedimentos:
Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode
ser sobre regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será
tratado durante o semestre. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada
criança receberá uma "folha da árvore" para escrever ou desenhar o seu
sonho,o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em
questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos
sonhos e socializá-los.
A VIAGEM
Procedimento:
- O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Bom retorno às aulas!
- A proposta é construir um painel com o grupo.
- O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos no painel com desenhos, dobraduras, frases etc.
- Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um pode relatar o que construiu no painel interativo.
Trabalhando com a consciência fonológica
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
A criança desenvolve a consciência fonológica no contato com o mundo lingüístico, na inserção na cultura onde são privilegiadas diferentes formas lingüísticas, entre quais destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.
Exemplos de Atividades Pedagógicas:
CONSCIÊNCIA DE PALAVRA: contar o número de palavras numa frase, referindo-o
verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas.
CONSCIÊNCIA DA SÍLABA: contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos.
CONSCIÊNCIA FONÊMICA: dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra; descobrir
qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um
novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra.
Exemplos:
-
Após a leitura de um texto, escolher uma palavra e escrevê-la na lousa,
fazendo um trabalho de consciência fonológica de som inicial, media
e/ou final.
- Cartazes com figuras – separar as figuras que começam com a mesma letra.
- Dicionário ilustrado – pedir as crianças que procurem em casa, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente.
- Bingo fonético – cartão com letras: o/a professor/a monta a figura, as crianças pensam com que letra começa, marcam ou se tiver uma letra na mão, levantam-na e mostram para a turma.
-Adição ou subtração de sons:
MANGA + BA = MANGABA / MANGABA – BA = MANGA.
-Onde está a letra S nas palavras SAPO – LÁPIS.
-Falar de trás para frente:
JUCA – CAJU / SACA – CASA.
- Nomes com a mesma letra inicial.
-Alimentos que começam com a letra A = ARROZ, AÇUCAR.
-Frutas que começam com a letra M = mamão, maça, melão.
-Brincar com rimas.
OBSERVAÇÕES:
- Essas atividades são orais.
- O importante é brincar com as sonoridades das palavras, que devem
ser retiradas, sempre que possível, dos textos trabalhados em sala.
Trabalhando com receita junina
As
receitas juninas têm ingredientes bem típicos e dão o tom da festa.
Elas fazem parte da etapa de organização de uma Festa Junina.
O professor poderá solicitar que os alunos levem receitas juninas. Trabalhar com a função do texto (texto instrucional) e as partes que compõem o texto (ingredientes e modo de fazer).
As receitas trabalhadas poderão compor um livro que deverá ser ilustrado pelos próprios alunos. Dentre as receitas, o professor irá selecionar uma delas para ser executada na própria escola.
Exemplo de receita para fazer com as crianças:
CAJUZINHO
INGREDIENTES:
1 QUILO DE AMENDOIM TORRADO E MOÍDO
1 LATA DE LEITE CONDENSADO
1 QUILO DE AÇÚCAR
6 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ.
MODO DE FAZER:
MISTURE O AMENDOIM, O LEITE CONDENSADO E O CHOCOLATE EM UMA VASILHA. AMASSE E ENROLE EM FORMA DE CAJU. PASSE AÇÚCAR E COLOQUE UM PEDAÇO DE AMENDOIM NA PARTE ACHATADA.
O professor poderá solicitar que os alunos levem receitas juninas. Trabalhar com a função do texto (texto instrucional) e as partes que compõem o texto (ingredientes e modo de fazer).
As receitas trabalhadas poderão compor um livro que deverá ser ilustrado pelos próprios alunos. Dentre as receitas, o professor irá selecionar uma delas para ser executada na própria escola.
Exemplo de receita para fazer com as crianças:
CAJUZINHO
INGREDIENTES:
1 QUILO DE AMENDOIM TORRADO E MOÍDO
1 LATA DE LEITE CONDENSADO
1 QUILO DE AÇÚCAR
6 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ.
MODO DE FAZER:
MISTURE O AMENDOIM, O LEITE CONDENSADO E O CHOCOLATE EM UMA VASILHA. AMASSE E ENROLE EM FORMA DE CAJU. PASSE AÇÚCAR E COLOQUE UM PEDAÇO DE AMENDOIM NA PARTE ACHATADA.
Como dançar quadrilha
Com uma música junina instrumental, siga os passos desta quadrilha:
Caminho da festa.
Os cavaleiros cumprimentam as damas.
As damas cumprimentam os cavaleiros.
Cavaleiros ao meio.
Balanceio.
Faz que vai, mas não vai.
Olha o duplo.
Cavaleiros do lado direito das damas.
Formar a grande roda.
As damas pra dentro, cavaleiros pra fora.
Formar a grande estrela.
Caminho da festa.
Formar um grande círculo.
As damas com as mãos para trás.
Passar as damas para trás.
Caminho da festa.
Olha o túnel.
Formar grande roda.
Cavaleiros pra dentro damas pra fora.
Formar grande estrela.
Caminho da festa.
As damas passam os cavaleiros pra frente.
Olha a chuva. Já parou.
A ponte quebrou. É mentira.
Olha a cobra. Já matou.
Direita com direita.
Damas ao passeio.
Cavaleiros ao passeio.
Passeio geral.
Vai começar o grande baile.
Começou o miudinho.
Entra os padrinhos.
O padrinho com a noiva.
Baile Geral.
Caminho da roça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário