Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

0

Projeto Identidade II


Projeto Identidade II

CREDITOS AO BLOG: BANCO DE ATIVIDADES
Atividades


• Textos informativos

• Músicas relacionadas ao tema

• Pesquisas

• Jogos

• Conversas e debates

• Preparação de palestras e /ou entrevistas

• Confecção de murais e cartazes

• Recorte e colagem de gravuras , palavras

• Cartazes com regras de higiene

• Caça - palavras

• Palavras Cruzadas

• Quebra-cabeça

• Bonecos

• Calendários

• Literatura infantil

• Atividades Matemáticas

• Fichas com palavras e novos vocabulários

• Dobraduras

• Dinâmicas de grupo

• Seqüência de figuras (ordenação)

• Reprodução de histórias

• Recontos

• Desenhos

Apresentação do projeto:

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.



Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.



O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.









Objetivos:

• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

• Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

• Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

• Estabelecer uma relação com a sociedade;

• Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;

• Conhecer seus antepassados;

• Identificar tipos de moradia e formas de construções;

• Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

Procedimentos:

• Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;

• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

• Ler diferentes tipos de textos;

• Produzir textos;

• Realizar atividades diárias de higiene;

• Entender o papel da escovação dentária;

• Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

• Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;

• Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;

• Montar painéis;

• Construir cartazes;

• Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;

• Elaborar com os alunos regras de higiene;

• Desenvolver atividades lúdicas;

• Dramatizar histórias;

• Organizar entrevistas e pesquisas;

• Registrar experiências vividas pelo grupo.

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português

• Leitura e interpretação de texto e histórias;

• Formação de palavras e frases;

• Produções de texto;

• Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)

• Introdução a letra cursiva;

• Ordem alfabética;

• Pontuação

• Rimas

• Gênero, número e grau do substantivo

• Sílabas e números de letras.

Matemática

• Seqüência numérica;

• números pares e ímpares;

• Ordem crescente e decrescente;

• Números ordinais;

• Noções das 4 operações fundamentais;

• Situações- problemas;

• Formas geométricas;

• Altura, peso, maior, menor

• Sucessor e antecessor

Ciências

• Partes do corpo;

• Cuidados com o corpo ;

• Prevenção as doenças;

• Órgãos do sentido e suas utilidades;

• Cuidados ao meio ambiente;

• Limpeza e conservação do meio onde vivem.



História e Geografia

• Árvore genealógica;

• Membros Integrante da família;

• Localização da moradia;

• Partes da casa;

• Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;

• Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);

Atividades

• Textos informativos

• Músicas relacionadas ao tema

• Pesquisas

• Jogos

• Conversas e debates

• Preparação de palestras e /ou entrevistas

• Confecção de murais e cartazes

• Recorte e colagem de gravuras , palavras

• Cartazes com regras de higiene

• Caça - palavras

• Palavras Cruzadas

• Quebra-cabeça

• Bonecos

• Calendários

• Literatura infantil

• Atividades Matemáticas

• Fichas com palavras e novos vocabulários

• Dobraduras

• Dinâmicas de grupo

• Seqüência de figuras (ordenação)

• Reprodução de histórias

• Recontos

• Desenhos

Material didático/ recursos

• Livros didáticos,

• CDs/ som

• Sucatas

• Papéis diversos

• Internet/computador/softwares

• Folhas xerocadas

• Tintas e pincéis

• Lápis coloridos e giz de cera

• Hidrocor

• Máquina fotográfica

• Painéis

• Vídeo

• Revista/ jornais

• Livros de literatura infantil

• Cola

• Tesoura

• Tecidos

• Produtos de higiene

• Produtos de limpeza

• Argila

• Espelho

Eventos relacionados ao projeto:

• Exposição dos bonecos de cada criança

• Palestras com médicos ou dentistas

• Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema

• Dramatização de peças com bonecos, fantoches

• Exposição de fotos do Projeto;

• Exposição de cartazes confeccionados.

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.



Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

• Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne