PNAIC - Tarefas: Síntese- Caderno 2 - Ano 1
Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa
Greice
Patricio Zeferino de Amorim Data:
10-05-13.
As rotinas da
escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor
alfabetizador
A organização do
trabalho pedagógico precisa envolver um conjunto de procedimentos que,
intencionalmente, devem ser planejados para serem executados durante certo
período de tempo, tomando como referência as práticas sociais/culturais dos
sujeitos envolvidos, suas experiências.
As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na
escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas
possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele
considera importantes para a construção dos conhecimentos.
Podemos observar algumas atividades que podem ser observadas na divisão
de uma rotina escolar:
Atividades
permanentes
São as atividades regulares:
diárias, semanais ou quinzenais. Essas atividades tem como finalidade uma aproximação
maior com um tema, um gênero textual, o desenvolvimento de habilidades, momentos
de entretenimento e fruição. Ex. rodas de conversa, calendário, hora da leitura,
calendário, hora da brincadeira, aula sem laboratórios, biblioteca, notícia da
hora, avaliação do dia e da semana...
Sequências
didáticas
Pressupõe um trabalho organizado, com conteúdos/objetivos
específicos, a ser realizado durante um determinado período estruturado pelo
professor. No ensino da língua, a sequência didática busca romper com práticas
que tratam a leitura, a produção de textos e os conhecimentos linguísticos como
momentos estanques e isolados, com sobreposições de exercícios e atividades
soltas, descontextualizadas.
Projetos didáticos
É um trabalho mais articulado, com objetivos de
maior alcance, que envolve outros componentes curriculares, dimensionamento do
tempo, divisão de tarefas, produto final e avaliação. Pode envolver toda a
escola ou grupos de alunos de diferentes turmas/séries.
A organização de uma rotina que privilegia a
sistematização do trabalho da alfabetização de modo a contemplar os diferentes
eixos de ensino da língua, por meio de um planejamento construído com base na
realidade de cada aluno e escola, pode favorecer a construção e a realização de
atividades que ajudam a promover a autonomia e a criatividade dos alunos no
mundo da leitura e escrita.
Confeccionei
este mural para trabalhar os dias da semana, os horários das "matérias"
(aulas comigo ou com outros professores).
Todos
os dias mudamos o ganchinho(de roupa) forrado de EVA amarelo de lugar:
Greice
Amorim
Materiais
didáticos no ciclo de alfabetização.
O planejamento é de
fundamental importância para que se atinja êxito no processo de
ensino-aprendizagem. Ao fazer seu
planejamento umas das atitudes a serem adotadas é pensar nos materiais a serem
utilizados para atingir os objetivos propostos nele.
O professor deve saber que a manipulação de
materiais concretos deve ter ligação com situações significativas para o aluno.
Assim sendo, para
garantirmos os direitos de aprendizagem alguns tipos de recursos didáticos são
essenciais no ciclo de alfabetização:
1 – Livros que aproximem as crianças do
universo literário de forma prazerosa.
2 – Livros que ampliem o contato com
diferentes gêneros e espaços sociais.
3 – Livros que estimulem a brincadeira com as
palavras.
4 – Revistas e jornais
variados que promovam a diversão e o acesso a informações.
5 – Os livros didáticos, que agrupam textos e
atividades variadas.
6 – Materiais que estimulem a reflexão sobre palavras,
tais como jogos de alfabetização.
7 – Os materiais publicitários, panfletos,
cartazes educativos e embalagens.
8 – Os materiais cotidianos com os quais nos
organizamos no tempo e no espaço, como calendários.
9 – Os registros materiais a respeito da vida
da criança e familiares como: boletim escolar, carteirinha de vacina,
fotografias, contas domésticas, carnês etc.
10 – Recursos que inserem as crianças em
ambientes virtuais como a televisão, o rádio, o computador etc.
Alguns desses materiais
são disponibilizados pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de
educação outros são coletados ou produzidos pelos professores.
Alguns materiais que
fazem parte de Programas de Distribuição de Recursos Didáticos do Ministério da
Educação:
Livros
Didáticos - O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), assegura a
distribuição para as escolas brasileiras.
Livros
Variados - O PNLD Obras Complementares distribui livros
variados, que se destinam a ampliar o universo de referências culturais dos
alunos em processo de alfabetização e oferecer mais um suporte ao trabalho
pedagógico dos professores.
Acervos
de Obras de Literatura - O PNBE
(Programa Nacional da Biblioteca da
Escola) é um Programa que promove “o acesso à cultura e o incentivo à
leitura nos
alunos e professores por meio da distribuição
de acervos de obras de literatura, de
pesquisa e de referência.
Livros
de Braille, Libras, Caracteres Ampliados, Áudio - O PNBE Especial distribuiu, em 2010, livros
em formato acessível aos alunos com necessidades
educacionais especiais sensoriais.
Dicionários
- Programa Nacional
do Livro Didático – Dicionários.
Jogos de Alfabetização - O Ministério da Educação distribuiu para as
escolas brasileiras um conjunto de jogos destinados à alfabetização. São 10
jogos que contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao
funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética.
Apoio
teórico e metodológico para o trabalho em sala de aula - PNBE do Professor - O Programa Nacional Biblioteca da Escola –
acervo do professor distribui acervos de obras de modo a contribuir como
ferramenta para o planejamento de aulas.
Coleção Explorando o Ensino - A coleção “Explorando o Ensino” é formada por
obras pedagógicas para aprofundamento de estudos dos professores. Busca
discutir sobre teorias e práticas voltadas para o ensino em diferentes
áreas de conhecimento.
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