Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

0
Plano de Salvação
 
NOTA: Não há recurso mais utilizado para levar a palavra da SALVAÇÃO à criança do que o LIVRO SEM PALAVRAS.
Mundialmente os evangelistas e educadores infantis tem se esforçado para aprimorar a criatividade em revelar o Plano de Deus às crianças através das cores que simbolizam o Plano divino.
 
Pretendo nesta página compartilhar uma estratégia que se refere a aplicação deste recurso evangelístico.

Realizamos esta estratégia em um Culto Infantil com o objetivo de lançar um Projeto de Evangelismo Infantil com as próprias crianças da igreja.
PREPARAÇÃO: Para trabalhar em cima do "livro sem palavras", fizemos um livro de páginas de feltro com as cinco cores da mensagem (dourado, preto, vermelho, branco, verde) e preparamos cinco roupas de dança nas mesmas cores....
Selecionamos cinco trechos de musicas (instrumental) que demonstrem as 5 mensagens do livro: Céu, Pecado, Sacrifício, Apropriação e Crescimento... as meninas da dança (uma de cada vez.. uma de cada cor) preanunciam a mensagem com uma coreografia simples que expresse o tema (rostinho com uma pinturinha leve na cor da roupa, para cada tema: estrela, sujo, cruz, pomba e folha).
 
INTRODUÇÃO (motivação):
No cenário foi colocado uma estante com muitos livros variados de história e entre eles o Livro sem Palavras. A ministrante caracterizada de professora pergunta as crianças: "Quem gosta de Histórias?"
"Pois hoje eu quero contar uma historia linda, diferente e muito colorida!!!" E dirige-se a estante de livros como quem procura algo de interessante... "Esta não... esta também não..." até que... "Vejam, encontrei um livro bem colorido e diferente" (folheia o livro e faz cara de espanto). "Mas que estranho, este livro não tem palavras, nem gravuras" (mostra para as crianças)
"Pois muito bem, então irei contar a História do Livro sem Palavras... Prestem atenção!"
 
HISTÓRIA:
Este livro tem páginas coloridas, e elas nos contam uma história maravilhosa. Quer ouví-la?
Geralmente, quando lemos um livro, começamos na frente, não é? Mas com este vamos começar com a última página, para saber logo o fim da história. Minha História termina maravilhosamente. Termina no Céu!
 
(antes de cada página ser contada, começa a música e entra uma das meninas da coreografia)
 
PÁGINA DOURADA
Esta página dourada nos fala do Céu. Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Apocalipse 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”
Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4)
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre?  Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.
 
PÁGINA PRETA
Se a calçada na frente da sua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali?  Uma noite? “Oh”, você diz, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada...e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo.
Pense, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no Céu.
A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus nos diz que “Todos pecaram” (Rm 3:23). Você também precisa dizer, “eu pequei”.
Mas, escute... Deus tem Boas Novas para você! Ele tem um remédio que faz possível nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode e o fará...se crermos no Evangelho: “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4).
 
PÁGINA VERMELHA
Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que  nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim que diz 2 Co 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar em nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica.
 
PÁGINA BRANCA
A página branca representa o coração limpo, que  Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).
Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim?  Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna...vida eterna no Céu.
Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador.
A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna.
 
PÁGINA VERDE
A página verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com Salvador.
Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores,  o gramado e as plantas em geral. E todas são coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36 “Quem crê no filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida (dono)? Então, este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, você tem a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como seu Salvador?
E, agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da Palavra de Deus  (2 Pe 3:18), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.
 
APLICAÇÃO: Em seguida, ensinamos às crianças que elas também podem falar de Jesus para seus coleguinhas da escola através de uma estratégia muito divertida.
Distribuímos a lembrancinha do lápis e, recapitulamos as cores para que quando um amigo ou familiar lhe pergunte sobre o "lápis diferente", a criança aproveita e conta a historinha e convidá-lo a saber mais sobre este maravilhoso amigo, JESUS.
 
  Como fazer:
Materiais:
- Feltro nas cores: amarelo, vermelho, preto, branco e verde
- Olhos móveis
- Espiral de encadernação nº 07
- Lápis (verificar se entra no espiral)
- Cola quente
 
Montagem: Cortar as páginas do livrinho (todas as cores, menos a verde) em 3,5 X 2,0 cm
A verde será a capa por isso ela deve ter 3,5 x 4,3 cm.
Montar os livrinhos na ordem certa das cores das páginas internas, fixando-as com cola quente e pressionando em seguida no centro da capa (cor verde).
Depois colar os olhinhos móveis e pequenas boquinhas de feltro. Esta pronto o livrinho!
Corte o espiral com cerca de 5 cm e enfie no lápis, deixando uns 2 cm para fora.
Na parte de traz do livrinho passe cola quente e pressione no espiral. Esta pronto!!!
     
:: Veja também outros recursos para abordar o Plano de Salvação para Crianças:

História do Guarda-Chuva Ambulante - Plano de Salvação

Conhecendo a História do Livro Sem Palavras:
 
Um Meio Colorido de Comunicar o Evangelho!
 
Descubra o Seu Rico Legado...
O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas - nas cores preto,vermelho e branco - foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título "O Livro Sem Palavras". O Sr.Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação "mas branca do que a neve" concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão. Harry A. Ironside, que se tornou pastor da Moody Memorial Church, em Chigago. O Livro Sem Palavras estava sendo publicado em Londres, na época.
Quando a CEF começou a imprimir o livrinho, 15 anos mais tarde, eles adicionaram a última cor, verde, para representar o crescimento na nova vida. Publicaram também um folheto ensinando como usar o livro, e incluindo versículos bíblicos para cada página.

Um Legado Contínuo para as Futuras Gerações...
Nos anos que se seguiram, o Livro Sem Palavras foi levado por missionários a mais de 120 países do mundo, guiando milhares de meninos e meninas a Cristo. Por meio da linguagem universal da cor, Deus tem usado este meio eficaz para comunicar sua maravilhosa Mensagem da Salvação, talvez mais do que qualquer outro instrumento na História. Você pode também participar deste rico legado dos que têm sido fiéis na evangelização de crianças.
O Livro Sem Palavras foi também ensinado às crianças salvas que desejavam compartilhar sua fé com outros. Muitas crianças foram levadas a Cristo por outras crianças usando esta ferramenta simples. Transmita instruções claras e dê oportunidade para a prática à medida que passa este rico legado a uma nova geração.

FONTE: Retirado da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Editora HAGNOS e Elaborada com a APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne