34 DINAMICAS DE GRUPO
01- A Palavra de Deus que transforma
Objetivo: Fazer
o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas
vidas.Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio
vazio, uma esponja e uma vasilha com água.Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu.
Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 45 min.
Modalidade: Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
03- Afeto
Participantes: 7 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade:
Demonstração de Afeto.Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e
afeto.
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram
.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos Integrantes.Objetivo: Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo.Material: Balas de cereja (com sabor azedo) e bombons na proporção de uma de cada tipo para cada integrante do grupo.Observações: Nada impede que o número de balas e bombons seja aumentado ou que os mesmos sejam novamente utilizados durante a dinâmica, opção do coordenador. Esta dinâmica é mais indicada para grupos homogêneos em termos de laços de amizade.Descrição: O coordenador deve distribuir as balas e bombons para os integrantes do grupo. Cada integrante deve distribuí-los do seguinte modo:- O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.- A bala azeda é dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa.A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea. Uma bala ou bombom pode ser dado a alguém que já tenha recebido outra do mesmo tipo. Os integrantes podem dar balas ou bombons para si próprios. A apresentação correspondente às balas azedas deve ser feita com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Amizade.Objetivo: Lançar boas semente aos amigos.Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.
Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.
07- Presente de amigo
Participantes: 10 a 30 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos IntegrantesObjetivo: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantesDescrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo." Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:- Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;- Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;-
Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;- Ser na primeira pessoa;- Ser sinceras;- Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes
Objetivo: Definir as prioridades pessoais.
Material: Papel e caneta para cada integrante.Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a dizer: Lembrando que esse sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nosso sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um.
Qual deles seria?Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três.
Qual sonho foi abandonado?Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos.
Qual sonho ficou para trás?Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?Para o plenário:O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?O que me motiva durante as dificuldades?Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?qual a retribuição que Deus deu para mim?
Objetivo: Avaliar nossos laços de amizade
Material: papel e caneta para cada umDescrição: Primeiro se lê o texto base do evangelho: a cura do paralítico que é levado pelos seus amigos. (Lc 5,17-26: Mc 2,1-12; Mt 9,1-8). Assim coordenador distribui a folha e caneta para todos, e pede para que cada um desenhe uma maca em sua folha. e na ponta de cada braço cada um deve escrever o nome de um amigo que nos levaria a Jesus. Depois pede-se para desenhar outra maca e no meio dela colocar o nome de quatro amigos que levaríamos para Jesus.
Plenário:
Assumimos nossa condição de amigo de levar nossos amigos até
Jesus?Existem quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a
suportar-me sempre?Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as
quais eu sou mais importante de o que qualquer coisa?Tenho quatro
pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro, que me animam
quando desanimo?Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar
minhas lutas, êxitos, fracassos e tentações?Existem quatro pessoas com
quem eu não divido um trabalho e sim uma vida?Posso contar com quatro
amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois
não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?Sou incondicional de quatro
pessoas?Há quatro pessoas que podem tocar na porta da minha casa a
qualquer hora?Há quatro pessoas que, em dificuldades econômicas,
recorreriam a mim?Há quatro pessoas que sabem serem mais importantes
para mim, que meu trabalho, descanso ou planos?No trecho do evangelho
observamos alguma coisas como?- Lugar onde uns necessitam ajuda e outros
prestam o serviço necessário.- O ambiente de amor, onde os amigos
carregam o mais necessitado que não pode caminhar por si mesmo.- Os
amigos se comprometem a ir juntos a Jesus, conduzindo o enfermo para que
seja curado por ele.- Deixar-se servir pelos irmãos- Uma vez curado,
carregar o peso da responsabilidade.
Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.Diante da boca:
3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.Diante da cabeça:
3 idéias das quais não abre mão.Diante do coração:
3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.Colocar em plenário- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Comunicação.
Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.
Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.
Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado. Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? - Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?- Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?
Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutos
Descrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.
14- Dramatização
Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30 minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliação
Tamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupo
1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;
2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito
ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;
3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:- O coordenador em
vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em
público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com
uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser
lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada
participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade,
notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada
participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes
na papeleta.
Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.
Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papel
Descrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.
1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;
2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;
3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;
4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.
5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.
17- Diagrama de integração
Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.
Tempo: 15-20 minutos
.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.
Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutos
Material: uma cópia para cada membro da avenida complicada, caneta
Descrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;
2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada
;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;
4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico
;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;
7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de
trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o
problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se
cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a
direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário
que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca
diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As
informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As
cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O
mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O
argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos
estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e
não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha
da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa
direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário
do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,-
Bebe-se pepsi-cola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O
proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é
vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho
do dono do cavalo.
Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.
Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.
Tamanho: 6 pessoas;
Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.
21- A dificuldade de um consensoObjetivos: Esclarecer valores e
conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar
sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais
estão em jogo.Tamanho: 30 pessoasTempo: 1 horaDescrição: o coordenador
explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do
"abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma
decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência.
Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão
grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo
maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão
grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida.
Abrigo subterrâneoImaginem que nossa cidade está sob ameaça de um
bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata.
Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze
pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando
seis somente.- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;-
Um advogado, com 25 anos de idade;- A mulher do advogado, com 24 anos de
idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos
no abrigo, ou fora dele;- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco
anos;- Uma prostituta, com 34 anos de idade;- Um ateu, com 20 anos de
idade, autor de vários assassinatos;- Uma universitária que fez voto de
castidade;- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no
abrigo se puder levar consigo sua arma;- Um declamador fanático, com 21
anos de idade;- Uma menina com 12 anos e baixo Q.I.;- Um homossexual,
com 47 anos de idade;- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre
de ataques epilépticos
22- Técnica do encontro
Objetivos: Estabelecer um comunicação real. Auxiliar os participante a
se tornarem conscientes de sua verdadeira reação uns em relação aos
outros, através do uso dos sentimentos em todo o corpo.Tamanho: 25
pessoasTempo: 1 horaDescrição:1. O coordenador convida dois voluntários
para que fiquem de pé, uma em cada extremidade da sala, silenciosas,
olhando-se nos olhos, e andando muito lentamente, uma em direção à
outra.2. Sem haverem nada planejado, quando as duas pessoas se encontrar
bem próximas uma da outra, deverão fazer o que quer que sintam
impelidas a fazer.3. Poderão continuar o encontro durante o tempo que
quiserem4. Terminado o encontro, o exercício prossegue, com outros dois,
caso seja necessário.5. No final da experiência, seguem-se os
comentários não só dos protagonistas, como dos observadores.
23- Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma
pessoaTamanho: 25 pessoasTempo: 2 minutos por pessoasDescrição:- O
coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na
formação de ligações emocionais, é geralmente a última fase a emergir na
evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na
inclusão, as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se
continuam seu relacionamento. Os problemas de controle exigem que as
pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam
relacionar-se. Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações
afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um
vínculo duradouro.- Feita a explicação o coordenador pede aos
participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que
têm por ela.- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou
sair dele e ficar de costas para o grupo.- O impacto é mais forte quando
cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala
diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.
24- Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade:
Apresentação e Memorização de Nomes.Objetivo: Facilitar a memorização
dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.Material:
Crachás com os nomes dos integrantes.Descrição: O coordenador distribui
os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os
crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os
integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o
seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem
aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer
algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus
crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a
experiência.
25- Recordações da infância
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade:
Experiência de Vida.Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da
infância de cada integrante.Material: Perguntas preparados pelo
coordenador em número superior ao número de integrantes.Observação:
Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.Descrição: Cada
integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para
os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser
reutilizadas. Propostas de perguntas:- Como era seu melhor amigo(a)?-
Como seu pai gostaria que você fosse?- O que você imaginava ser quando
crescesse?- Quais os seus sonhos de infância?- Qual a melhor lembrança
de seu padrinho?- Qual a melhor lembrança de seu pai?- Qual a melhor
lembrança de sua infância?- Qual a melhor lembrança de seu mãe?- Qual a
sua primeira grande alegria?- Qual o seu primeiro contato com Deus?-
Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?
26- Técnica não-verbal de controle
Objetivo: experimentar os sentimento de domínio e de submissãoTempo:
depende de quantas vezes for feitoDescrição:- O coordenador pede que uma
ou duas pessoas fiquem de pé em cima de uma cadeira e continuem
participando das atividades, naquela posição.- É importante observar que
as pessoas fiquem de pé sem maiores explicações.- Decorridos cinco ou
mais minutos, o animador poderá solicitar a reação das outras pessoas, a
fim de observar se de fato tiveram a impressão de subordinação, como
também notar como essas simples modificações espaciais fazem aflorar
nítidas sensações de conforto ou desconforto
27- Conhecendo melhor o grupo
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade:
Objetivos Individuais.Objetivo: Compreender os objetivos individuais e
sua relação com o grupo.Material: Lápis e papel para os
integrantes.Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como
por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da
vida.Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas
atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens,
ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas,
etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o
seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede
para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim
sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à
origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e
o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas
pelo coordenador pode-se citar:- Importância de conhecermos bem nossos
objetivos individuais e coletivos;- Importância de sabermos expressar ao
grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;- O interesse
em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que
maneira podemos ajudá-los;- Citar a importância do trabalho em grupo
para a resolução de problemas;- Outros
28- Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade:
Leitura da Bíblia e Debate.Objetivo: Estimular a procura e análise de
passagens da Bíblia.Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia
(partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e
versículos.Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e
procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve
consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes
devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o
debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles
transmitidas.
29- Dinâmica da pizza
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade:
Preferências Individuais.Objetivo: Descobrir a importância de diferentes
temas para os integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os
integrantes.Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo
grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância
dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se
ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade,
espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança,
esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma
letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada
integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a
proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem
ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para
os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser
simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante
apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida,
o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao
que o grupo esperava do integrante.
30- Salmo da vida
Participantes: 10 a 20 pessoasTempo Estimado: 45 minutosModalidade:
Experiência de Vida.Objetivo: Definir a experiência de Deus na vida de
cada integrante e agradecê-la.Material: Lápis e papel para os
integrantes.Descrição: Cada integrante deve escrever a história de sua
vida, destacando os acontecimentos marcantes. O coordenador deve alertar
o grupo de que experiências de dor e sofrimento podem ser vistas como
formas de crescimento e não simples acontecimentos negativos. Em
seguida, os integrantes devem se perguntar qual foi a experiência de
Deus que fizeram a partir dos acontecimentos descritos ou no decorrer de
suas vidas. Depois devem escrever o salmo da vida, da sua vida, uma
oração de louvor, agradecimento, pedido de perdão e/ou clamor. O
desenvolvimento dos salmos deve-se realizar em um ambiente de paz e
reflexão. Então, os integrantes devem ser divididos em subgrupos de três
ou quatro pessoas onde cada integrante deve partilhar sua oração.
Depois o grupo é reunido e quem quiser pode apresentar sua oração ao
grupo. Por último é realizado um debate sobre os objetivos da dinâmica e
a experiência que a mesma trouxe para os integrantes. Algumas questões
que podem ser abordadas: Como se sentiu recordando o passado? O que mais
chamou a atenção? Qual foi a reação para com acontecimentos tristes?
Como tem sido a experiência com Deus? Qual a importância Dele em nossas
vidas? Pode-se ainda comparar os salmos redigidos com os salmos
bíblicos.
31- Palavra iluminada
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: IndefinidoModalidade:
Debate e Apresentação (opcional).Objetivo: Verificar a opinião do grupo
com relação a algum tema baseado em passagens bíblicas.Material: Uma
vela e trechos selecionados da Bíblia que tratem do assunto a ser
debatido.Observação: Para grupos cujos integrantes já se conhecem, a
parte relativa à apresentação pode ser eliminada da dinâmica.Descrição: A
iluminação do ambiente deve ser serena de modo a predominar a luz da
vela, que simboliza Cristo iluminando os nossos gestos e palavras. Os
participantes devem estar sentados em círculo de modo que todos possam
ver a todos. O coordenador deve ler o trecho bíblico inicial e
comentá-lo, sendo que a pessoa a sua esquerda deve segurar a vela. Após o
comentário do trecho, a pessoa que estava segurando a vela passa a
mesma para o vizinho da esquerda e se apresenta ao grupo. Em seguida
esta pessoa realiza a leitura de outro trecho da bíblia indicado pelo
coordenador e faz seus comentários sobre o trecho. Este processo se
realiza sucessivamente até que o coordenador venha a segurar a vela e se
apresentar ao grupo. Então, o coordenador lê uma última passagem
bíblica que resuma todo o conteúdo abordado nas passagens anteriores.
Após a leitura desta passagem, os integrantes do grupo devem buscar a
opinião do grupo como um todo, baseado nos depoimentos individuais,
sobre o tema abordado. Quando o consenso é alcançado apaga-se a vela.
Por último pode-se comentar a importância da Luz (Cristo) em todos os
atos de nossas vidas.
32- O espelho
Participantes: 10 a 20 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade:
Valorização Pessoal.Objetivo: Despertar para a valorização de si.
Encontrar-se consigo e com seus valores.Material: Um espelho escondido
dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu
próprio reflexo.Descrição: O coordenador motiva o grupo: "Cada um pense
em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito
importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em
todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem
estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem
está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa,
com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande
sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie
momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma
música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve
continuar: "...Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com
esta pessoa que é o grande significado de sua vida." Em seguida, o
coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde
está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar
silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar
com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem
seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão
especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.
Duração: 20 minutosMaterial: Um relógio de papel, conforme modelo e
caneta ou lápis para cada participante.Faça um relógio de papel, como o
desenho ao lado, e escreva uma pergunta ou assunto para conversar em
cada hora. Tire tantas cópias iguais, quantos forem os
participantes.Distribua os relógios, e um lápis ou caneta para cada
pessoa. Peça que escrevam seu próprio nome no retângulo abaixo do
relógio.Agora todos devem caminhar e marcar um encontro para cada hora.
Cada pessoa se apresenta a alguém e marca com ela um encontro - ambas
devem então escrever o nome uma da outra, sobre o relógio no espaço da
hora combinada. É necessário número par de participantes.Quem já tiver
preenchido todos os horários deve se sentar, para que fique mais fácil
completar as agendas.Quando todos tiverem marcado as horas, comece a
brincadeira...Diga as horas, por exemplo, "Uma hora". Cada um deve
procurar o par com quem marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a
pergunta ou assunto marcado para aquele horário.O relógio pode servir
de crachá durante todo o encontro.
34- Levar as Cargas uns dos Outros
Material necessário: pedaços de papel e lápis. Desenvolvimento:Cada um
recebe um papel e deve escrever uma dificuldade que sente no
relacionamento, um medo, problema, etc.. que não gostaria de expor
oralmente.A papeleta deve ser dobrada e colocada num saco.Depois de bem
misturadas as papeletas, cada pessoa pega uma qualquer dentro do saco e
assume o problema que está na papeleta como se fosse seu, esforçando-se
por compreendê-lo. Cada pessoa, por sua vez, lerá em voz alta o problema
que estiver na papeleta e usando a 1ª pessoa "eu", fazendo as
adaptações necessárias, dirá sua solução para o problema apresentado.
Após este exercício ainda compartilhar e conversar sobre a importância
de levarmos a cargas uns dos outros, de ajudarmos o nosso próximo, e de
percebermos que, embora conselhos nem sempre sejam bons, ouvir as
sugestões e visões de outros sobre o nosso problema, pode nos ajudar a
encontrar uma outra saída.
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