Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

0

Rotina

Esse modelo de rotina é de uma 4ª série ou 5° ano do Ensino Fundamental.

Nessa rotina foi levado em conta os eixos da Matemática e em Português dividiu-se em tópicos o estudo dessa disciplina.

Gêneros textuais - distribuir os vários gêneros ao longo do ano: contos, fábulas, poesias, relatos, instrucionais, propaganda, cartas, bilhetes etc.

Sequências didáticas - a partir das reescritas o professor detectará quais as maiores dificuldades da classe e montará atividades para suprí-las: coesão, coerência, paragrafação, substantivos próprios e comuns, pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal etc.

Sequências ortográfica: a partir das reescritas verificar quais as dificuldades ortográfica da classe e trabalhar uma sequência de atividades.

Reescrita: quinzenalmente trabalhar uma reescrita com a classe, uma sugestão é fazer uma votação com a turma a partir das leituras diárias, os alunos escolherão a que mais gostaram para reescrever. Lembre-se que a reescrita deve ser feita ora em dupla ora individual,  no caso de avaliação deve se fazer individual.

Revisão: quinzenalmente, pois logo após a reescrita, na semana seguinte fazer a revisão com a classe. Não é aconselhável uma revisão do texto todo, escolher trechos para os alunos corrigirem. Há várias técnicas de revisão.

Em História, Geografia e Ciências o grande objetivo é trabalhar os textos informativos - adquirir o comportamento leitor, veja a página nesse blog sobre oficina pedagógica.

Matemática trabalhar os eixos, isso propicia ao aluno manter contato com todo o conteúdo de Matemática o ano todo, não apenas por bimestre como era dividido antes.
Os eixos são: números e operações; medidas e grandezas; espaço e forma e tratamento da informação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas