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quarta-feira, 5 de junho de 2013

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ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Turma - Grupo: 01

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angela Freire
A “Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. 
A Educação Infantil será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes,
para crianças de até 3 (três) anos de idade; pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.” (LDB, Arts. 29 e 30).
Em razão das particularidades desta etapa de desenvolvimento, três princípios básicos estruturam  em torno da Educação Infantil, que são ao mesmo tempo complementares e indissociáveis. São eles: o cuidar, o educar e o brincar.
Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental (LDB, Art. 31). Deste modo, as crianças deverão ser estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motoras, fazer descobertas, assim como iniciar o processo de letramento.
É importante ressaltar que com a implantação da Lei n.º 11.274/2006, medidas legais modificaram o atendimento das crianças na PRÉ-ESCOLA, pois alunos com 6 (seis) anos de idade devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Os dispositivos legais desta lei estabelecem as seguintes modificações: duração mínima de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade; implantação até 2010 pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Durante esse período os sistemas de ensino terão prazo para adaptar-se ao novo modelo de pré-escolas, que agora passarão a atender crianças de 4 e 5 anos de idade.
Na Rede Municipal de Ensino de Salvador, a Educação Infantil é oferecida em duas modalidades:
Creches – 0 a 3 anos de idade;
Pré-escolas – 4 e 5 anos de idade.
2 A Educação Infantil na RME de Salvador é ofertada também nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Estes centros têm como função favorecer o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças que o freqüenta e não prepará-las para o ingresso no Ensino Fundamental, numa visão de treinamento, preparando-as para uma suposta e equivocada “prontidão
para alfabetização e o cálculo”.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Geral:
Desenvolver os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança, ampliando seus horizontes e possibilidades para entender e atuar no e com o mundo.
Específicos:
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, respeito e confiança;
Possibilitar às crianças, o acesso ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural, enriquecendo o seu desenvolvimento cognitivo;
Favorecer o desenvolvimento afetivo, promovendo a elevação da auto-estima e do respeito à diversidade étnico/racial;
Desenvolver hábitos e atitudes saudáveis com vistas ao desenvolvimento físico da criança e a preservação do meio ambiente.
Valorizar a diversidade social e cultural presente nos espaços escolares.

Diretrizes Gerais:
Em linhas gerais, as diretrizes que orientarão as ações de Educação infantil baseiam-se nos seguintes princípios:
A Educação Infantil é oferecida para, em complementação à ação da família,
proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança, com vistas a promover e ampliar de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
O currículo da Educação Infantil deve levar em conta, na sua concepção e
administração, o grau de desenvolvimento da criança, a diversidade social, étnica e cultural das populações infantis, a inserção das novas tecnologias e os conhecimentos que se pretendem universalizar.
Os profissionais de Educação Infantil devem ser formados em cursos de nível superior, que contemplem conteúdos específicos relativos a essa etapa da educação.
As crianças com necessidades especiais devem ser atendidas na rede regular de creches e pré-escolas.
Fonte: ESPAÇO PEDAGÓGICO VIRTUAL:Teias de conhecimentos e saberes - SMED

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"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

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