ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Turma - Grupo: 01
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angela Freire
A “Educação Infantil,
primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento
integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da
família e da comunidade.
A Educação Infantil será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes,
para crianças de até 3
(três) anos de idade; pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5
(cinco) anos de idade.” (LDB, Arts. 29 e 30).
Em razão das
particularidades desta etapa de desenvolvimento, três princípios básicos
estruturam em torno da Educação Infantil, que são ao mesmo tempo
complementares e indissociáveis. São eles: o cuidar, o educar e o
brincar.
Na Educação Infantil a
avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu
desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao
Ensino Fundamental (LDB, Art. 31). Deste modo, as crianças deverão ser
estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas
capacidades motoras, fazer descobertas, assim como iniciar o processo de
letramento.
É importante ressaltar
que com a implantação da Lei n.º 11.274/2006, medidas legais modificaram
o atendimento das crianças na PRÉ-ESCOLA, pois alunos com 6 (seis) anos
de idade devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do
Ensino Fundamental.
Os dispositivos legais
desta lei estabelecem as seguintes modificações: duração mínima de 9
(nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a
partir dos 6 (seis) anos de idade; implantação até 2010 pelos
Municípios, Estados e Distrito Federal.
Durante esse período os
sistemas de ensino terão prazo para adaptar-se ao novo modelo de
pré-escolas, que agora passarão a atender crianças de 4 e 5 anos de
idade.
Na Rede Municipal de Ensino de Salvador, a Educação Infantil é oferecida em duas modalidades:
Creches – 0 a 3 anos de idade;
Pré-escolas – 4 e 5 anos de idade.
2 A Educação Infantil na
RME de Salvador é ofertada também nos Centros Municipais de Educação
Infantil (CMEI’s), que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Estes
centros têm como função favorecer o processo de desenvolvimento e de
aprendizagem das crianças que o freqüenta e não prepará-las para o
ingresso no Ensino Fundamental, numa visão de treinamento, preparando-as
para uma suposta e equivocada “prontidão
para alfabetização e o cálculo”.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Geral:
Desenvolver os
aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança, ampliando
seus horizontes e possibilidades para entender e atuar no e com o
mundo.
Específicos:
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, respeito e confiança;
Possibilitar às
crianças, o acesso ao conhecimento mais amplo da realidade social e
cultural, enriquecendo o seu desenvolvimento cognitivo;
Favorecer o desenvolvimento afetivo, promovendo a elevação da auto-estima e do respeito à diversidade étnico/racial;
Desenvolver hábitos e atitudes saudáveis com vistas ao desenvolvimento físico da criança e a preservação do meio ambiente.
Valorizar a diversidade social e cultural presente nos espaços escolares.
Diretrizes Gerais:
Em linhas gerais, as diretrizes que orientarão as ações de Educação infantil baseiam-se nos seguintes princípios:
A Educação Infantil é oferecida para, em complementação à ação da família,
proporcionar condições
adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da
criança, com vistas a promover e ampliar de suas experiências e
conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação
da natureza e pela convivência em sociedade.
O currículo da Educação Infantil deve levar em conta, na sua concepção e
administração, o grau de
desenvolvimento da criança, a diversidade social, étnica e cultural das
populações infantis, a inserção das novas tecnologias e os
conhecimentos que se pretendem universalizar.
Os profissionais de
Educação Infantil devem ser formados em cursos de nível superior, que
contemplem conteúdos específicos relativos a essa etapa da educação.
As crianças com necessidades especiais devem ser atendidas na rede regular de creches e pré-escolas.
Fonte: ESPAÇO PEDAGÓGICO VIRTUAL:Teias de conhecimentos e saberes - SMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário