A Importância do Psicopedagogo na Instituição Escolar
RETIRADOS DO Blog da Tia Claudia
A psicopedagogia constitui-se em uma justaposição de dois saberes-psicologia e pedagogia- que vai muito mais além da simples junção dessas duas palavras.
Isto significa que é muito mais complexa do que simples aglomeração de duas palavras ,visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber.
É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana,sendo que o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção do conhecimento.
Surgiu no Brasil devido ao grande número de crianças com fracasso escolar e de resolver tais fracassos.
O psicopedagogo,por sua vez tem função de observar e avaliar qual a verdadeira necessidade da escola a atender aos seus anseios,bem como verificar,junto ao Projeto Político Pedagógico,como a escola conduz o processo ensino-aprendizagem
como garante o sucesso de seus alunos e com a família exerce o seu papel de parceria nesse processo.
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano,o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas.
Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola,a intervenção psicopedagógica ganha atualmente,espaço nas instituições de ensino.
O presente artigo,que surgiu da preocupação existente com nossa prática como educadora e de nossa crença de que cada um constrói seus próprios conhecimentos por meio de estímulos,tem justamente o objetivo de fazer uma abordagem sobre a atuação e a importância do Psicopedagogo dentro da instituição escolar.
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano,o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas.
Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola,a intervenção psicopedagógica ganha atualmente,espaço nas instituições de ensino.
O presente artigo,que surgiu da preocupação existente com nossa prática como educadora e de nossa crença de que cada um constrói seus próprios conhecimentos por meio de estímulos,tem justamente o objetivo de fazer uma abordagem sobre a atuação e a importância do Psicopedagogo dentro da instituição escolar.
Formação do Psicopedagogo e a Regulamentação da Profissão
No Brasil, a formação do Psicopedagogo vem ocorrendo em caráter regular e oficial desde a década de 70 em instituições universitárias de renome.Esta formação foi regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura(MEC) em cursos de pós-graduação e especialização,com caraga horária de 360h.
O curso deve atender às exigências mínimas do Conselho Federal de Educação quanto a carga horária,critérios de avaliação,corpo docente e outras.Não há mais norma e critérios para estrutura curricular,o que leva a uma grande diversificação na formação.
Os cursos de psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional,que pode ser a escolar,a hospitalar e a empresarial.No Brasil,só poderão exercer a profissão de psicopedagogo os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização em psicopedagogia em nível de pós-graduação,expedido por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da lei vigente-Resolução12/83,de 06/10/83-que forma os especialistas,no caso,os então chamados "especialistas em psicopedagogia" ou psicopedagogos.
Áreas de Atuação do Psicopedagogo
O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas,de forma preventiva e terapêutica,para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas,recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Numa linha preventiva,o psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente,envolvendo a preparação de profissionais da educação,ou atuar dentro da própria escola.Na sua função preventiva,cabe ao psicopedagogo detectar possíveis pertubações no processo de aprendizagem;participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca;promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos;realizar processo de orientação educacional,vocacional e ocupacional,tanto na forma individual quanto em grupo.
Numa linha terapêutica,o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem,diagnosticando,desenvolvendo técnicas remediativas,orientando pais e professores,estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológica,psicomotora,fonoaudiológica e educacional,pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e,muitas vezes,no seu tratamento.
Esse profissional deve ser mediador em todo esse processo,indo além da simples junção dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia.
O psicopedagogo pode atuar tanto na Saúde como na Educação,já que seu saber visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana.Da mesma forma,pode trabalhar com crianças hospitalizadas e seu processo de aprendizagem em parceria com a equipe multidisciplinar da instituição hospitalar,tais como psicólogos,assistentes sociais,enfermeiros e médicos.
No campo empresarial,o psicopedagogo pode contribuir com as relações,ou seja, com a melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na empresa.
Diante do baixo desempenho acadêmico,as escolas estão cada vez mais preocupadas com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem,não sabem mais o que fazer com as crianças que não aprendem de acordo com o processo considerado normal e não possuem uma política de intervenção capaz de construir para a superação dos problemas de aprendizagem.
Neste contexto,o psicopedagogo institucional,como um profissional qualificado,está apto a trabalhar na área da educação,dando assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo ensino-aprendizagem,bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem.
Por meio de técnicas e métodos próprios,o psicopedagogo possibilita uma intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais.Juntamente com toda a equipe escolar,está mobilizado na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos.
Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.
Os desafios que surgem para o psicopedagogo dentro da instituição escolar relacionam-se de modo significativo.A sua formação pessoal e profissional implicam a configuração de uma identidade própria e singular que seja capaz de reunir qualidades,habilidades e competências de atuação na instituição escolar.
A psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com problemas deles decorrentes.Acreditamos que,se existissem nas escolas psicopedagogos trabalhando com essas dificuldades o número de crianças com problemas seria bem menor.
Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem,buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades,encaminhado-o,por meio de um relatório,quando necessário,para outros profissionais-psicólogo,fonoaudiólogo,neurologista,etc,que realizam diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.
A Intervenção do Psicopedagogo Junto à Família
O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola,mas também são construídos pela criança em contato com o social,dentro da família e no mundo que a cerca.A família é o primeiro vínculo da criança e é responsável por grande parte da sua educação e da sua aprendizagem.
É por meio dessa aprendizagem que a criança é inserida no mundo cultural,simbólico e começa a construir seus conhecimentos,seus saberes.Contudo,na realidade,o que temos observado é que as famílias estão perdidas,não estão sabendo lidar com situações novas,pais trabalhando fora o dia inteiro,pais desempregados,brigas, drogas,pais analfabetos,pais separados e mães solteiras.Essas famílias acabam transferindo suas responsabilidades para escola sendo que,em decorrência disso,presenciamos gerações cada vez mais dependentes e a escola tendo que desviar de suas funções para suprir essas necessidades.
No Brasil, a formação do Psicopedagogo vem ocorrendo em caráter regular e oficial desde a década de 70 em instituições universitárias de renome.Esta formação foi regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura(MEC) em cursos de pós-graduação e especialização,com caraga horária de 360h.
O curso deve atender às exigências mínimas do Conselho Federal de Educação quanto a carga horária,critérios de avaliação,corpo docente e outras.Não há mais norma e critérios para estrutura curricular,o que leva a uma grande diversificação na formação.
Os cursos de psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional,que pode ser a escolar,a hospitalar e a empresarial.No Brasil,só poderão exercer a profissão de psicopedagogo os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização em psicopedagogia em nível de pós-graduação,expedido por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da lei vigente-Resolução12/83,de 06/10/83-que forma os especialistas,no caso,os então chamados "especialistas em psicopedagogia" ou psicopedagogos.
Áreas de Atuação do Psicopedagogo
O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas,de forma preventiva e terapêutica,para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas,recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Numa linha preventiva,o psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente,envolvendo a preparação de profissionais da educação,ou atuar dentro da própria escola.Na sua função preventiva,cabe ao psicopedagogo detectar possíveis pertubações no processo de aprendizagem;participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca;promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos;realizar processo de orientação educacional,vocacional e ocupacional,tanto na forma individual quanto em grupo.
Numa linha terapêutica,o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem,diagnosticando,desenvolvendo técnicas remediativas,orientando pais e professores,estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológica,psicomotora,fonoaudiológica e educacional,pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e,muitas vezes,no seu tratamento.
Esse profissional deve ser mediador em todo esse processo,indo além da simples junção dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia.
O psicopedagogo pode atuar tanto na Saúde como na Educação,já que seu saber visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana.Da mesma forma,pode trabalhar com crianças hospitalizadas e seu processo de aprendizagem em parceria com a equipe multidisciplinar da instituição hospitalar,tais como psicólogos,assistentes sociais,enfermeiros e médicos.
No campo empresarial,o psicopedagogo pode contribuir com as relações,ou seja, com a melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na empresa.
O Psicopedagogo na Instituição Escolar
Neste contexto,o psicopedagogo institucional,como um profissional qualificado,está apto a trabalhar na área da educação,dando assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo ensino-aprendizagem,bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem.
Por meio de técnicas e métodos próprios,o psicopedagogo possibilita uma intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais.Juntamente com toda a equipe escolar,está mobilizado na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos.
Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.
Os desafios que surgem para o psicopedagogo dentro da instituição escolar relacionam-se de modo significativo.A sua formação pessoal e profissional implicam a configuração de uma identidade própria e singular que seja capaz de reunir qualidades,habilidades e competências de atuação na instituição escolar.
A psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com problemas deles decorrentes.Acreditamos que,se existissem nas escolas psicopedagogos trabalhando com essas dificuldades o número de crianças com problemas seria bem menor.
Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem,buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades,encaminhado-o,por meio de um relatório,quando necessário,para outros profissionais-psicólogo,fonoaudiólogo,neurologista,etc,que realizam diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.
A Intervenção do Psicopedagogo Junto à Família
O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola,mas também são construídos pela criança em contato com o social,dentro da família e no mundo que a cerca.A família é o primeiro vínculo da criança e é responsável por grande parte da sua educação e da sua aprendizagem.
É por meio dessa aprendizagem que a criança é inserida no mundo cultural,simbólico e começa a construir seus conhecimentos,seus saberes.Contudo,na realidade,o que temos observado é que as famílias estão perdidas,não estão sabendo lidar com situações novas,pais trabalhando fora o dia inteiro,pais desempregados,brigas, drogas,pais analfabetos,pais separados e mães solteiras.Essas famílias acabam transferindo suas responsabilidades para escola sendo que,em decorrência disso,presenciamos gerações cada vez mais dependentes e a escola tendo que desviar de suas funções para suprir essas necessidades.
A família desempenha um papel decisivo na condução e evolução do problema acima mencionado,pois muitas vezes,está pedindo socorro,pedindo um abraço,um carinho,um beijo e que não produz na escola para chamar atenção para seu pedido,sua carência.Esse vínculo afetivo é primordial para o bom desenvolvimento da criança.
Sabemos que uma criança só aprende se ela tem o desejo de aprender.E para isso é importante que os pais contribuam para que ela tenha esse desejo.
Existe um desejo por parte da família quando a criança é colocada na escola,pois da criança é cobrado que seja bem-sucedida.Porém,quando esse desejo não se realiza como esperado,surgem a frustração e a raiva que acabam colocando a criança num plano de nenos valia,surgindo,daí,as dificuldades na aprendizagem.
Bom,com todas essas informações podemos concluir que:
A Psicopedagogia surgiu da necessidade de melhor compreensão de processo de aprendizagem,comprometido com a transformação da realidade escolar,na medida em que possibilita,mediante dinâmicas em salas de aula,contemplar a interdisciplinaridade,juntamente com outros profissionais.
O Psicopedagogo estimula o desenvolvimento de relações interpessoais,o estabelecimento de vínculos,a utilização de métodos de ensino compatíveis com recentes concepções a respeito desse processo.Procura envolver a equipe escolar,ajudando-a a ampliar o olhar em torno do aluno e das circunstâncias de produção do conhecimento,ajudando o aluno a superar os obstáculos que se interpõem ao pleno domínio das ferramentas necessárias à leitura do mundo.
A aprendizagem humana é determinada pela interação entre o indivíduo e o meio,da qual participam os aspectos biológicos,psicológicos e sociais.Dentro dos aspectos biológicos,a criança apresenta uma série de características que lhe permitem,ou não, o desenvolvimento de conhecimentos.As características psicológicas são consequentes da história individual,de interações com o ambiente e com a família,o que influenciará as experiências futuras,como por exemplo,o conceito de si, insegurança,interações sociais,etc.
Neste contexto defini-se:
§ É fundamental que a criança seja estimulada em sua criatividade e que seja respondida às suas curiosidades por meio de descobertas concretas, desenvolvendo a sua auto-estima, criando em si uma maior segurança, confiança, tão necessária à vida adulta;
§ É preciso que os pais se impliquem nos processos educativos dos filhos no sentido de motivá-los afetivamente ao aprendizado. O aprendizado formal ou a educação escolar, para ser bem-sucedida não depende apenas de uma boa escola ou de bons programas, mas, principalmente, de como a criança é tratada em casa e dos estímulos que recebe para aprender;
§ É preciso entender que o aprender é um processo contínuo e não cessa quando a criança está em casa.
As mudanças políticas, sociais e culturais são referencias para compreender o que acontece nas escolas e no sistema educacional.O psicopedagogo deve saber interpretar e estar inteirado com essas mudanças para poder agir e colaborar,preocupando-se com que as experiências de aprendizagem sejam prazerosas para a criança e, sobretudo, que promovam o desenvolvimento.
Portando, a psicopedagogia, pode fazer um trabalho entre os muitos profissionais, visando à descoberta e o desenvolvimento das capacidades da criança, bem como pode contribuir para que os alunos sejam capazes de olhar esse mundo em que vivem, de saber interpretá-lo e de nele ter condições de interferir com segurança e competência. Assim, o psicopedagogo não só contribuirá com o desenvolvimento da criança, como também contribuirá com a evolução de um mundo que melhore as condições de vida da maioria da humanidade.
http://www.webartigos.com/articles/48/1/A-Importancia-Do-Psicopedagogo/pagina1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário