Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

0

Planos para o 2º ano

Plano Mensal 2º ano Outubro


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011
OUTUBRO
OBJETIVOS:
  • Construir palavras novas usando  as novas ortografias estudadas.
  • Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudos e circunflexos.
  • Associar  nas palavras os números de  sílabas  a compõe.
  • Empregar adjetivos de forma de forma correta.
  • Usar corretamente as regras ortográficas.
  • Utilizar a linguagem escrita para compor convite com sua particularidade própria.
  • Resolver adição sem  reserva e  com reserva.
  • Reconhecer o  símbolo da adição e suas partes.
  • Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso da adição.
  • Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses e ano)
  • Reconhecer e concientizar os direitos e deveres da crinaça dentro da sala, em casa e perante a sociedade.
  • Conscientizar o aluno a respeitar e conservar as instituições da comunidade como bem comum.
  • Diferenciar as estações do ano e suas características prórias.
  • Reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
  • Despertar a consciência sobre  a importância da reciclagem e reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo.
  • Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do Estado para a conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  • Conscientizar  a importância do povo unido em uma comunidade.
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
                                                     CONTEÚDOS:

Português :
·         Construção das palavras.
·         Número de letras e sílaba das palavras
·         Verbo
·         Adjetivo
·         Ortografia:  Ç,  RR,  SS  E  CH
·         Acentuação: Agudo e Acento Circunflexo,
·         Gênero Textual:  Convite
Matemática:
·         Adição sem reserva e com reserva
·         Problemas envolvendo adição
·         Calendário
História:
·         Direitos  e deveres da Criança
·         Patrimônio Público
Geografia:
·         Estação do ano
Ciências:
·         Lixo
·         Reciclagem
·         Saneamento básico
Religião:
·   Relacionamento com a comunidade.
Artes:
·         Confecção de convite.
·         Desenho e Pintura, recorte e colagem

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
 A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

05/09/2011

Plano Mensal 2º ano Setembro

PLANEJAMENTO MENSAL – 2º ANO - 2011
SETEMBRO
OBJETIVOS:
• Construir palavras, frases conforme textos estudados.
• Aprender a direção correta da escrita.
• Identificar o som inicial e final das palavras.
• Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
• Utilizar corretamente o gênero e o número do substantivo
• Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
• Usar o dicionário no estudo do Hino Nacional.
• Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares
• Ordenar corretamente os números na ordem
• Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
• Identificar e utilizar as noções de dúzia e meia dúzia.
• Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
• Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
• Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
• Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino.
• Identificando os pontos cardeais.
• Reconhecer as estações do ano.
• Identificar as partes da planta e reconhecer as utilidades das plantas.
• Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
• Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
• Conservar e preservar o meio ambiente.
• Qual o papel da Escola e como conviver com os colegas.
• Confeccionar um álbum ilustrado sobre o hino nacional.
CONTEÚDOS:

Português :

• Construção das palavras.
• Direção da escrita, Lateralidade.
• Som final e inicial das palavras estudadas.
• Substantivo: Gênero e Número
• Ortografia: B – BR – BL – CR - CL
• Pontuação: Exclamação, interrogação.
• Gênero Textual: Poesia e Hino

Matemática:
• Números Pares e Ímpares
• Noção de Conjunto
• Dezena, dúzia e centena

História:
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• Transito
• Hino Nacional


Geografia:
• Orientação
• Tempo

Ciências:
• Nosso ambiente.
• Preservação do meio ambiente
• As plantas

Religião:
• Escola e seu relacionamento.

Artes:
• Livro do Hino Nacional Ilustrado.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

02/08/2011

Plano Mensal 2º ano - Agosto


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

AGOSTO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras, frases conforme textos estudados.
  •  Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras.
  •  Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Saber utilizar as letras maiúsculas e minúsculas nas frases.
  • Aplicar corretamente a ortografia das letras estudadas.
  • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  • Familiarizar  com gêneros literário de  rimas e trava línguas.
  • Compreender os conceitos matemáticos de esquerda e direita.
  • Compreender a formação dos numerais até 100.
  • Reconhecer a ordem crescente e decrescente.
  • Identificar os tipos de casa.
  • Localizar a casa no bairro e a distancia da escola.
  • Reconhecer o seu bairro na cidade e identificando a sua rua.
  • Conhecer a estrutura do seu bairro e a  importância  no seu cotidiano.
  • Conhecer o corpo humano e suas funções.
  • Propiciar reflexão sobre a importância da alimentação saudável.
  • Qual o papel da família e o que influencia na sua vida.
  • Desenvolver   artes  manuais  e valorizando nossa cultura folclórica.
CONTEÚDOS:

Português :
·         Construção das palavras.
·         Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
·         Som final e inicial das palavras estudadas.
·         Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·         Ortografia: A – Â – ÃE – ÃO
·         Pontuação: Ponto final
·         Gênero Textual:  Rima e Trava língua
Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: A esquerda e a direita
·         Numerais de 0 a 100.
·         Ordem crescente e decrescente.
História:
·         Casa
·         Tipo de moradia
·         Bairro
·         Folclore
Geografia:
·         Localização da  sua casa, seu bairro e sua escola..
Ciências:
·         Conhecendo seu corpo  e suas  principais  funções.
·         Alimentação
Religião:
·         Família e seu relacionamento.
Artes:
·         Lendas folclóricas com sucatas.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne