EDUCAÇÃO INFANTIL - recreação
*Fechar a porta*
Formação: crianças em círculo de mãos dadas, exceto uma que fica do lado de fora.
Desenvolvimento: dado o sinal, de início, a criança que está de fora corre em redor do círculo, batendo nas costas de um companheiro.Este, ao receber a batida, ai de seu lugar deixando a "porta aberta" e corre em sentido contrário ao primeiro. Os dois correm com o objetivo de "fechar a porta". O jogo prossegue com a criança que não conseguiu chegar a tempo, para fechar a porta e que deverá continuar correndo e bater em outra criança.
*Baleias*
Formação: as crianças enfileiram-se atrás de uma linha de partida, riscada no chão. Do outro lado do campo, traça-se uma paralela à linha de chegada.
Idade: 04 anos
Desenvolvimento: para iniciar o jogo a professora põe-se a dizer palavras começadas com "BA", banana, bala, etc. Quando porém ela diz "Baleia" todos correm para a linha de chegada: que na repetição do jogo passa a ser a linha de partida. Pode-se variar apresentando palavras diferentes tendo o cuidado de escolher a palavra de ordem para correr.
*Pera ou maçã*
Material: dois cartões - um contendo uma pera e o outro contendo uma maçã.
Formação: crianças dispostas em fileiras atrás de uma linha de partida. A 10 metros mais ou menosm traça-se a linha de chegada.
Idade : 4 anos.
Desenvolvimento: o recreador explica ao grupo que cada cartão corresponde a uma ordem. A pera significa andar e a maçã parar. Depois acena-e com os cartões um de cada vez, cabendo aos jogadores executarem a ordem prontamente até alcançarem a linha de chegada.
Formação: crianças em círculo de mãos dadas, exceto uma que fica do lado de fora.
Desenvolvimento: dado o sinal, de início, a criança que está de fora corre em redor do círculo, batendo nas costas de um companheiro.Este, ao receber a batida, ai de seu lugar deixando a "porta aberta" e corre em sentido contrário ao primeiro. Os dois correm com o objetivo de "fechar a porta". O jogo prossegue com a criança que não conseguiu chegar a tempo, para fechar a porta e que deverá continuar correndo e bater em outra criança.
*Baleias*
Formação: as crianças enfileiram-se atrás de uma linha de partida, riscada no chão. Do outro lado do campo, traça-se uma paralela à linha de chegada.
Idade: 04 anos
Desenvolvimento: para iniciar o jogo a professora põe-se a dizer palavras começadas com "BA", banana, bala, etc. Quando porém ela diz "Baleia" todos correm para a linha de chegada: que na repetição do jogo passa a ser a linha de partida. Pode-se variar apresentando palavras diferentes tendo o cuidado de escolher a palavra de ordem para correr.
*Pera ou maçã*
Material: dois cartões - um contendo uma pera e o outro contendo uma maçã.
Formação: crianças dispostas em fileiras atrás de uma linha de partida. A 10 metros mais ou menosm traça-se a linha de chegada.
Idade : 4 anos.
Desenvolvimento: o recreador explica ao grupo que cada cartão corresponde a uma ordem. A pera significa andar e a maçã parar. Depois acena-e com os cartões um de cada vez, cabendo aos jogadores executarem a ordem prontamente até alcançarem a linha de chegada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário