Seguidores

segunda-feira, 2 de julho de 2012

0

Limites – Agora é a melhor hora!

Saber 2012 e Limites – Agora é a melhor hora



Abordar o tema Limites é cada vez mais necessário uma vez que percebemos o quanto a família e a escola se sentem perdidos sem saber ao certo como agir.
Esta geração de pais que tem seus filhos na escola hoje é fruto da mudança “radical” que envolveu as famílias dos anos 80 em que se pregava o diálogo ao castigo. Porém, por terem sido os pais criados em uma educação severa que primava pela obediência sem questionamento acabaram não entendendo o verdadeiro significado de “diálogo” e se tornaram permissivos demais extinguindo o “NÂO” do cotidiano familiar.
Seus filhos foram crescendo em total permissibilidade e acabaram achando que eram os “donos do mundo” e que sua vontade estava acima de tudo e de todos. É por esta razão que todos os dias somos informados através dos mais variados veículos de comunicação sobre  filhos matando pais porque estes foram contra seu namoro, esposa que mata e esquarteja o marido porque este a estava enganando, e tantas outras barbaridades que só comprovam a falta de LIMITES.
Em 2006 escrevi um artigo que reproduzo abaixo e que já foi publicado e utilizado vários ambientes virtuais e por inúmeras escolas em reuniões de pais.
A falta de limites na educação das crianças tornou-se um problema alarmante. Tudo isso em razão da dificuldade que os pais de hoje encontram em dizer “NÃO”.
Eles têm medo de parecerem rígidos demais ou de perder o amor do seu filho, por este motivo a maioria dos pais transferem aos filhos o poder de decisão.
Agora não é hora de comer chocolate, mas ele quer… Hoje não é dia de levar brinquedo na escola, mas ele não aceitou sair de casa deixando o brinquedo lá, então ele trouxe!!!!
Ele deveria viajar no banco de trás, mas ele quer vir na frente… Ele não quis vir de uniforme para a escola, por isso é que está com esta roupa de festa, foi ele que escolheu!!!
Os pais não se dão conta que cabe a eles orientar e proteger seus filhos.
Os pais não conseguem conciliar disciplina com liberdade.
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
A insegurança dos pais diante da imposição de limites é que está dando margem a tantos distúrbios de comportamento.
O dizer NÃO e conservar o NÃO resulta na construção da confiança e da auto-estima.
Esta atitude é uma prova imensa de AMOR!
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
Os limites fornecem uma base segura para o equilíbrio na vida pessoal.
Saber respeitar os limites impostos dentro de casa, no relacionamento entre pais e filhos é um aprendizado para a vida em sociedade.
Aquele que em casa faz o que quer, quando quer, na hora que quer, terá muita dificuldade de se ajustar socialmente. Em consequência disso irá sofrer muito pois “os pais educam com amor e a sociedade com rigor” já dizia o sábio dito popular.
Vemos hoje que os pais se sentem perdidos no seu papel de pais. Eles têm que readquirir a percepção de que é sua responsabilidade formar cidadãos, evitando consequentemente, a marginalização do indivíduo.
A hora de educar é agora, amanhã você pode não mais encontrá-lo por perto.
Se você permite que seu filho de 4 anos decida qual a melhor hora para dormir, qual o melhor programa para assistir na TV, que ele coma no jantar o que tem vontade, quando ele chegar na adolescência já estará tão acostumado a tomar decisões que não irá mais lhe perguntar coisa alguma. Sabe por quê? Porque você permitiu isso. Desde pequeno ele teve poder sobre si próprio. A última palavra sempre foi a dele. Era você que se curvava diante das decisões tomadas. Se ele tinha toda esta autonomia quando pequeno porque haveria de ser diferente agora que é adolescente?
O que você não se deu conta é que quando ele era pequeno as atitudes tomadas eram sair para andar de patins na calçada de casa e quando você o procurava, era só sair na janela e já o via. Agora ele cresceu, virou adolescente, ainda não tem carta de habilitação mas pega o seu carro e some e você não mais o enxerga pela janela. Ele não pedirá seu consentimento porque nunca precisou…
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
Temos consciência que nos tempos atuais a correria do dia a dia é uma constante, mas pai, tenha certeza de que o que seu filho mais precisa é de você presente. Este estar presente não significa ficar lendo o jornal enquanto ele brinca no tapete da sala, nem tampouco enchê-lo de presentes. Hoje em dia, este tipo de comportamento já saiu de moda. Compensar a ausência presenteando os filhos já é uma atitude por demais desgastada e ineficiente inclusive para a criança, que manifesta sua insatisfação jogando de lado o brinquedo que acabou de ganhar e já pedindo outro que ainda não tem. Esta é uma atitude de aversão dos filhos diante de tanta inércia dos pais.
Os pais não lhes dão noções do que pode ou do que não pode ser feito, sendo assim, tudo lhe é  permitido.
Vale lembrar que a educação de uma criança, futuro adulto, vai além das muralhas familiares.
Sabemos que a sociedade também exerce sua influência, mas se os pais dão aos filhos solo firme para pisar, se os filhos sentem-se seguros junto a sua família, é lógico que a atuação da sociedade será muito mais amena preenchendo somente algumas lacunas. Diferente daqueles que tem pais omissos, fracos e distantes.
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
Há pais que lá na frente irão se perguntar “onde foi que eu errei? Eu lhe dei tanto amor!”
Mas amar demais não é o erro, o erro está justamente em não impor limites. O pai tem que ter a consciência de que ele é o orientador. Ele deve criar regras e cuidar para que estas regras sejam cumpridas e respeitadas. Dessa forma o pai estará preparando seu filho para viver em sociedade e viver em sociedade nada mais é do que seguir regras sobre regras.
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
Os limites são ingredientes essenciais para que as crianças possam crescer saudavelmente e para que se sintam preparadas para a vida adulta.
Precisamos resgatar, o quanto antes, o verdadeiro conceito de limites pois os pais de hoje não sabem ao certo o seu significado.
O amor de um pai para com seu filho tem que ser incondicional mas tem que ser um amor com limites.
Só dizemos NÃO àqueles que amamos!!!!
Cybele Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas