segunda-feira, 15 de abril de 2013

O CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


creditos: CANTINHO EDUCATIVO




 Contar e ouvir histórias é uma atividade sempre comum na rotina das crianças e um espaço privilegiado para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem. As histórias colocam as crianças em contato com a realidade mágica, tudo está e é muito vivo. Daí a grande fascinação e o não cansar-se com a repetição desejada das sempre mesmas histórias.
Uma atividade que pode  oferecer oportunidades de Linguagem Oral, é a “Roda da História”, além disso, a Roda da História, de preferência após o recreio, é um ótimo recurso para acalmar a turma.
Nesse sentido, é preciso pensar:
  • Que histórias devo contar?
  • Como deve ser o livro?
  • Qual a duração das histórias?

Bom vamos lá responder à tais indagações...
As histórias devem ser emocionantes, alegres e prazerosas. Ter duração de cinco a dez minutos.
Os livros de história devem ter textos pequenos e curtos, ter imagens grandes e coloridas. Pois assim, despertarão o interesse, a curiosidade e a emoção nas crianças.


MANEIRAS DE CONTAR HISTÓRIAS:

  • Ler o livro;
  • Contar o livro ou as imagens (caso o livro não tenha textos);
  • Fantoches;
  • Dedoches;
  • Avental com personagens;
  • Cineminha;
  • Gravuras;
  • Cd roons;
  • CDs;
  • Dramatização (com alunos ou professores);
  • Vivência do espaço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

RADESPIEL, M. Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.

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