terça-feira, 1 de maio de 2012

Texto se eu fosse um peixinho. sugestões de como trabalhar essa musica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  - Trabalhar as relações interpessoais;
  - Explorar as linguagens oral e escrita;
  - Trabalhar com a expressão corporal.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não Há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Brincar com a canção “ Sai Piaba”. As crianças serão instigadas inicialmente a repetirem os gestos descritos na música. Após cantar e brincar uma vez com a canção, aumenta-se o desafio: cada criança terá colado ao seu peito a letra inicial de seu nome. A brincadeira então, inicia-se novamente: cada criança agora, deverá no momento do abraço procurar o colega que tenha a letra inicial igual à sua. Quando as crianças finalizarem , o/a professor/a chama a atenção da turma para o reconhecimento das letras, destacando quem conseguiu abraçar por ter um colega com a letra do nome semelhante à sua; e quem não conseguiu abraçar ninguém, destacando qual é a letra do seu nome, instigando o grupo a indicar um  outro nome que  inicia com tal letra. O registro escrito deste momento apresenta-se da seguinte forma:  
Olá crianças! Hoje aprendemos a cantar e brincar com a seguinte canção: Sai piaba. Agora, observe os peixinhos abaixo e faça um colorido nas letras que você encontra no seu nome.

Outra sugestão é o/a professor/a montar uma pescaria, onde as crianças deverão pescar os peixinhos com as letras do seu nome. Estes peixinhos podem ser feitos de papel cartão e coloca-se um clips para as crianças conseguirem pescá-los.
2º Momento: A professora junto ao grupo questiona-o sobre as brincadeiras que conhecem e diante das respostas, destaca as brincadeiras de roda, fazendo referência a brincadeira da aula anterior. Então, propõe às crianças uma pesquisa para casa, na qual deverão conversar com sua família e familiares sobre Brincadeiras de Roda. Solicitar que os adultos façam  o registro das brincadeiras que conhecem e convidar os mesmos para irem à escola brincar e ensinar as mesmas para  as crianças da turma.
3° Momento: Organizar este momento para que as crianças e/ ou família/familiares possam apresentar as brincadeiras. É uma ótima oportunidade para a integração com as famílias e para promover o estreitamento dos laços afetivos entre as crianças e suas famílias.
4º Momento: Selecionar a seguinte canção para brincar: Se eu fosse um peixinho/ canção popular. (A partir das brincadeiras apresentadas pelas crianças o/a professor/a pode selecionar junto com as crianças outra brincadeira para ser explorada a escrita). O desenvolvimento da brincadeira ocorrerá a partir da organização das crianças em pé, em roda e de mãos dadas. Assim, a professora explica que esta roda irá andar à medida que a música for sendo cantada. Deve ser explicado para o grupo que cada colega, ao ter seu nome mencionado na música vira-se para fora da roda continuando na dinâmica de mãos dadas e a girar. Gradativamente, cada criança escolhe um colega que ainda não foi mencionado para colocá-lo na música, devendo este participar da dinâmica explicada. Assim, a brincadeira será encerrada quando todos participantes estiverem virados para fora da roda.   
5º Momento: Para finalizar a atividade, o grupo receberá a seguinte proposta:
Hoje brincamos de roda e cantamos a música “Se eu fosse um peixinho”. Nesta brincadeira interagimos e nos divertimos muito com nossos coleguinhas. Agora, você pode escolher um coleguinha para escrever o seu nome e colocá-lo na canção. Em seguida, faça uma linda ilustração.  
 SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
 EU TIRAVA A/O  
 _________________________________________   
DO FUNDO DO MAR.  

A escrita do nome dos colegas deve ser orientada pela consulta à ficha do nome de cada criança.  Ao final, propor a ilustração da canção com a construção de peixinhos com o carimbo da digital e finalização com canetinha e giz de cera. Para este trabalho a criança carimba o dedo ccom tinta no papel fazendo o corpo do peixe, e o/a professor/a completa as partes que ficarem faltando: rabo, nadadeiras, olhos.
Recursos Complementares
Você pode buscar as canções " Se eu fosse um peixinho"  e "Sai Piaba" através do endereço: http://www.4shared.com/file/OwcZ8Opo/Quem_Canta_Seus_Males_Espanta.htm 
Avaliação
Para avaliar o desenvolvimento do grupo diante da proposta apresentada, sugere-se as seguintes observações:
  - as crianças demonstraram interesse e disposição em participar da brincadeira;
 - como se expressam corporalmente;
- na tentativa de leitura e escrita, como se deu a escolha dos nomes dos colegas;
- as crianças utilizaram-se de referências no momento de seleção das fichas dos nomes dos colegas, tais como: desenho, adesivo, letra, quantidade de letras, indicação do colega;
- durante a escrita foram capazes de realizar a cópia da ficha, ou mesmo dispensaram a consulta da mesma;
 - a criança demonstrou interesse e envolvimento com a proposta de ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário