Seguidores

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

0

PLACA DE PORTA E PONTEIRA DO BURRO


domingo, 26 de agosto de 2012

0

MALA DECORADA


Vamos trazer para sala alguma coisa que c
0

PORTA RETRATO DE EVA



0

Planejamento Berçário


Planejamento Berçário




OBJETIVO GERAL
Criar condições que auxiliem a criança na sua formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, promovendo a construção do saber, através de uma educação democrática, capaz de auxiliar seu desenvolvimento.

*Identidade e Autonomia
Objetivos específicos:
Experimentar e utilizar os recursos que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.

*Movimento
Objetivos específicos:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

*Linguagem Oral e Escrita
Objetivos específicos:
Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

*Matemática
Objetivos específicos:
Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

*Artes Visuais
Objetivos específicos:
Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão Artística.

*Música
Objetivos específicos:

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

*Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
Levar a criança a desenvolver sua capacidade de explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

Obs: Os conteúdos a seguir estarão dentro dos eixos e temas abordados durante o decorrer do ano letivo de 2009.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

• Cantigas na hora do banho.
• Brinquedos sonoros para ser levados ao banho, alternando o silêncio e o barulho.
• Músicas na hora de se alimentar.
• Atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno. As crianças farão caretas, mímicas, brincarão com a própria imagem.
• Rodinhas com histórias, músicas.
• Banhos de sol.
• Empurrar caixas.
• Brincar de “cuca achou” embaixo do lençol.
• Cobrir o rosto com paninhos.
• Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas, argila, papel liso, rugoso, áspero, etc...
• Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
• Ouvir e aprender a cantar canções.
• Brincar de serra-serra-serrador.
• Rodinhas para incentivar a fala (falar o nome dos amigos).
• Expor cartazes com trabalhinhos realizados pelos alunos.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Contar histórias com fantoches e dedoches.
• Usar muitas cores.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no dia a dia da sala de aula, através do desenvolvimento de várias atividades, envolvendo todos os aspectos físicos, motores e cognitivos, o qual virá auxiliar na elaboração do parecer descritivo do aluno, sendo um instrumento avaliativo flexível, permitindo contemplar com mais exatidão o desenvolvimento da criança em cada bimestre.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Brasília: MEC/ SEF, 1998

De: Eliane Pera
0

Planejamento Berçário


Planejamento Berçário




OBJETIVO GERAL
Criar condições que auxiliem a criança na sua formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, promovendo a construção do saber, através de uma educação democrática, capaz de auxiliar seu desenvolvimento.

*Identidade e Autonomia
Objetivos específicos:
Experimentar e utilizar os recursos que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.

*Movimento
Objetivos específicos:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

*Linguagem Oral e Escrita
Objetivos específicos:
Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

*Matemática
Objetivos específicos:
Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

*Artes Visuais
Objetivos específicos:
Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão Artística.

*Música
Objetivos específicos:

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

*Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
Levar a criança a desenvolver sua capacidade de explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

Obs: Os conteúdos a seguir estarão dentro dos eixos e temas abordados durante o decorrer do ano letivo de 2009.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

• Cantigas na hora do banho.
• Brinquedos sonoros para ser levados ao banho, alternando o silêncio e o barulho.
• Músicas na hora de se alimentar.
• Atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno. As crianças farão caretas, mímicas, brincarão com a própria imagem.
• Rodinhas com histórias, músicas.
• Banhos de sol.
• Empurrar caixas.
• Brincar de “cuca achou” embaixo do lençol.
• Cobrir o rosto com paninhos.
• Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas, argila, papel liso, rugoso, áspero, etc...
• Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
• Ouvir e aprender a cantar canções.
• Brincar de serra-serra-serrador.
• Rodinhas para incentivar a fala (falar o nome dos amigos).
• Expor cartazes com trabalhinhos realizados pelos alunos.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Contar histórias com fantoches e dedoches.
• Usar muitas cores.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no dia a dia da sala de aula, através do desenvolvimento de várias atividades, envolvendo todos os aspectos físicos, motores e cognitivos, o qual virá auxiliar na elaboração do parecer descritivo do aluno, sendo um instrumento avaliativo flexível, permitindo contemplar com mais exatidão o desenvolvimento da criança em cada bimestre.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Brasília: MEC/ SEF, 1998

De: Eliane Pera

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

0

SEMANA PEDAGÓGICA


SEMANA PEDAGÓGICA



-FOLDER PARA TODA EQUIPE COM A PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA 2011

Objetivo- Planejar coletivamente ações pedagógicas de forma sistematizada, avaliando o contexto histórico da escola e sua evolução nos últimos anos.

CRONOGRAMA E DESENVOLVIMENTO

17/01/2011- ( segunda-feira)Apresentação/ Slide
Reflexão/ texto: FELIZ OLHAR NOVO!
Encaminhamentos
Agenda da semana e Calendário 2011
Eleger 1 professor de cada serie/ano para revisão do planejamento.
Sugestões da equipe para os colegas eleitos
Informes administrativos, funcionamento da escola e o que oferece.
Sorteio das equipes de estudo .


18/01/2011- ( terça-feira)

Dinâmica do texto: Recomeçar!
Propostas para a primeira semana de aula.
Sugestão de aula envolvendo as mídias: som TV e vídeo (registrar).
Confecção de material para sala!


19/01/2011 (quarta-feira)
Dinâmica de grupo/ Professor
Sugestão de aula envolvendo mídias: computador em rede (registrar).
Lista das turmas.
Preenchimento da ficha individual.
Confecção de material para sala.

Propostas para a primeira semana de aula.
Sugestões de aulas e estratégias de ensino para registro do professor.
Confecção de material para sala.

20/01/2011( quinta-feira)

Dinâmica de grupo/ Professor
Sugestão de aula envolvendo mídias: Data show (registrar).
Programar a recepção dos alunos de forma organizada e atrativa.
Programar a recepção dos pais.
Confecção de material para sala.
21/01/2011- ( sexta-feira)

Dinâmica de grupo/ Professor
Produção de textos sobre as virtudes do ser humano (registrar).
Programar a recepção dos alunos de forma atrativa.
Sugestão de aula envolvendo mídias impressas (registrar)..
Confecção de material para sala.

24/01/2011- segunda-feira

Primeiro momento-
Recepção dos alunos de 4a serie
Segundo momento
Avaliação dos projetos/retrospectiva
P P P– Elaboração de questionários.

25/01/2011-terça-feira
Primeiro momentoRecepção dos alunos do 4o ano.
Segundo momento
Projetos 2011/ temas
Planejamento/ debate e adequação aos temas dos projetos, por serie e ano.
Produção dos projetos por equipe, incluir conteúdos por bimestre e sugestões de estratégias.

26/01/2011- quarta-feira
Primeiro momentoRecepção dos alunos do 3o ano
Segundo momento
Produção dos projetos por equipe. ( cont.)

Socialização dos projetos

27/01/2011- quinta-feira
Primeiro momento

Recepção dos alunos do 2o ano
Segundo momento
Passagem de turma/ discussão sobre
perfil da turma ( ano anterior) / relatórios e observações de alguns alunos.
Indisciplina
Direitos e deveres/ contrato pedagógico

28/01/2011- sexta-feira
Primeiro momento
Recepção dos alunos do 1o ano
Segundo momento
Reunião com os pais
Encerramento da Programação Pedagógica de iniciação do ano letivo.
Almoço

TEXTO REFLEXIVO

FELIZ OLHAR NOVO!!!
(Carlos Drummond de Andrade)
O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA. Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio o amigo que decepcionou o amor que acabou. Normal.
O ano que vai entrar não vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é SABEDORIA!
E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigam perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim. Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro):
CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE.

Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade as coisas ficam diferentes.
Desejo para você esse olhar especial.
O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!!
Feliz olhar novo!!! Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer.
Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um , momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizer jus e acreditarmos neles!!!"
Que bom que você faz parte da nossa equipe.


SEJAM BEM -VINDOS!

SUPERVISORA: Leila de Sousa Soares

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas